A espirometria tem um prognóstico maior que as tomografias e raios x?

  • A espirometria é um meio de auxilio ao diagnostico que se utiliza para diagnosticar alterações funcionais do pulmão.

    Ele não tem muita indicação para diagnosticar doenças tais como tuberculose, tumores, pneumonias, viroses, entre outras patologias, que nessas suspeitas são melhor avaliadas pela tomografia ou ressonância eletromagnética.

    A espirometria é eficaz na avaliação das doenças que comprometem a capacidade respiratória, (ventilatória) porque esse exame quantifica o grau de déficit funcional.

    Doenças tais com bronquite, asma, reduções de parênquima pulmonar, que levam o paciente a diminuir a sua capacidade de respirar normalmente, são melhor avaliadas pela espirometria, que detecta essas alterações bem precocemente.

    Dr. Joao Batista de Sousa Rabello
    Medicina do Trabalho
    Natal / RN
  • Bom dia! O termo prognóstico é utilizado como probabilidade de evolução de uma enfermidade. A espirometria é uma prova de função pulmonar com indicação específica e resultado que por si só pode indicar uma doença. Contudo, muitas vezes os exames citados se complementam.

    Dr. Emerson Lopes Froede
    Pneumologia
    Contagem / MG