A esplenectomia em pacientes que tem PTI, tem algum resultado? O baço é um filtro. Sem ele podemos ter complicações? Principalmente no fígado?

Sobre: Esplenectomia

A esplenectomia em pacientes que tem PTI, tem algum resultado? O baço é um filtro. Sem ele podemos ter complicações? Principalmente no fígado? - 14/10/2015

Sim, dependendo do caso resolve em mais de 80% das vezes. O baço não é um filtro, quem é filtro é o rim. O baço é responsável por fazer células sanguíneas (hematopoiese) e tem a ver com o sistema imunológico porque matura linfócitos e elementos linfoides (imunidade celular e humoral). Isso é importante porque se entra corpo estranho no organismo (ex. bactérias) o baço aumenta o número de macrófagos que vão lá e ajudam a destruir o invasor. Quando o baço aumenta sua função (nem sempre aumentando de tamanho) daí morrem umas células sanguíneas e nossas defesas não ficam tão boas. Só que o baço é só um orgão de outros que fazem parte do sistema linfopoiético. Então, mesmo que se retire o baço, a vida continua, só que o paciente tem um risco maior de ter infecção, por isso tem de tomar vacinas, mas pior é ele não operar o baço e sangrar para todos os lados porque o baço abraça e sequestra as plaquetas que é o que ocorre na PTI. O ideal é fazer a esplenectomia (retirada do baço) por vídeo.

- 13/06/2016
Obrigado
3
0 especialistas concordaram
Clarissa Alster Vicente
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Cirurgia Videolaparoscópica
15
1
7

Tem alguma dúvida sobre Esplenectomia?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização