
Drª. Andréa Silva Gondim
- Geriatra
- CRM: 12006 / CE
Em Geriatria os pacientes também escolhem:
Endereço de atendimento
Formação acadêmica
2014 - 2016 | Especialização em Residência em Geriatria pelo(a) Universidade Federal do Ceará (Brasil). |
2012 - 2014 | Especialização em Residência em Clínica Médica pelo(a) Universidade Federal do Ceará (Brasil). |
2004 - 2009 | Graduação em Medicina pelo(a) Universidade Federal do Ceará (Brasil). |
-
A disúria abrange sintomas semelhantes que costumam indicar inflamação de alguma região do trato genitourinário.
Entre os sintomas englobados no termo disúria, estão dor, ardência, pontada, queimação, desconforto e sensação de peso ao urinar. Esses sintomas podem ser causados principalmente por inflamação ou infecção da uretra ou da bexiga, mas também podem ser motivados por inflamações em próstata, testículo, epidídimo, vagina e útero.
Podem causar disúria:
Infecção do trato urinário, é a causa mais comum.
Cistite, na bexiga, ou pielonefrite, nos rins, e é causada por bactérias.
Cálculo renal pode causar dor ao urinar quando a pedra passa pela uretra.
Uretrite é a inflamação da uretra e normalmente também é causada por bactérias.
Irritação da uretra por produtos químicos também pode causar dor.
Epididimite, a inflamação do epidídimo, pode ser dolorosa também.
Vulvovaginite é a infecção da vagina, que pode ser causada por bactéria, fungo ou protozoário.
Não é recomendado o uso de remédios para controle de sintomas sem prescrição médica, como Pyridium® (fenazopiridina), pois este mascara o desconforto e pode atrasar o tratamento adequado. O tratamento mais adequado deve ser prescrito por médico, após diagnosticada a causa do sintoma.
-
Alterações na pele dos indivíduos com mais de 60 anos costumam ser provenientes do processo de envelhecimento cutâneo.
 
Observações realizadas mostram que mais de 50% dos idosos têm xerose (pele seca), que é a causa mais comum de prurido generalizado (coceira no corpo), e seu tratamento deve ser incluído na terapia inicial do prurido em todos os pacientes idosos.
 
De uma maneira geral, as alterações principais na pele dos idosos incluem: secura, aspereza, rugas, flacidez, uma variedade de lesões benignas e as neoplasias malignas.
 
Na terceira idade, as funções da pele decaem, o que a torna mais frágil e, portanto, mais sujeita às agressões do meio ambiente.
 
Procure seu médico para identificar a causa do seu prurido e definir o melhor tratamento.
-
Pessoas idosas costumam se queixar de esquecimento. Muitas vezes, alta carga de estresse, uso de medicações inadequadas e déficit de atenção podem causar prejuízos à memória. Entretanto, não devemos entender que esquecimento seja uma característica do envelhecimento.
Existem causas potencialmente reversíveis para as alterações cognitivas, como doenças da tireoide, hematomas, deficiência de vitamina B12, depressão, tumores benignos, neurossífilis e hidrocefalia. Por isso, as causas de esquecimento devem ser investigadas assim que o sintoma se manifesta. Por outro lado, há as síndromes demenciais irreversíveis e a mais comum é a doença de Alzheimer, que não tem cura; entretanto, é possível evitar que sua evolução ocorra de forma dramática, com uso de medicamentos. Essa doença acarreta perda de funções como memória, orientação, atenção e linguagem.
A demência é causada por alterações no cérebro, que ocasionam perda de memória, inicialmente. Quando o comprometimento se agrava, o idoso perde até a habilidade de comer e de se vestir. A evolução da doença de Alzheimer é lenta e progressiva e seu diagnóstico é feito quando há comprometimento importante a ponto de interferir nas atividades diárias da pessoa.
Os tratamentos dependem do diagnóstico e visam a oferecer ao paciente e à sua família uma melhor qualidade de vida. Para isso, é importante o acompanhamento de uma equipe formada por vários profissionais, capaz de oferecer todo o suporte necessário para o bem-estar do idoso e de seus familiares.