Andréa Silva Gondim
9 | Respostas |
1 | Especialistas concordam |
3 | Agradecimentos |
-
A disúria abrange sintomas semelhantes que costumam indicar inflamação de alguma região do trato genitourinário.
Entre os sintomas englobados no termo disúria, estão dor, ardência, pontada, queimação, desconforto e sensação de peso ao urinar. Esses sintomas podem ser causados principalmente por inflamação ou infecção da uretra ou da bexiga, mas também podem ser motivados por inflamações em próstata, testículo, epidídimo, vagina e útero.
Podem causar disúria:
Infecção do trato urinário, é a causa mais comum.
Cistite, na bexiga, ou pielonefrite, nos rins, e é causada por bactérias.
Cálculo renal pode causar dor ao urinar quando a pedra passa pela uretra.
Uretrite é a inflamação da uretra e normalmente também é causada por bactérias.
Irritação da uretra por produtos químicos também pode causar dor.
Epididimite, a inflamação do epidídimo, pode ser dolorosa também.
Vulvovaginite é a infecção da vagina, que pode ser causada por bactéria, fungo ou protozoário.
Não é recomendado o uso de remédios para controle de sintomas sem prescrição médica, como Pyridium® (fenazopiridina), pois este mascara o desconforto e pode atrasar o tratamento adequado. O tratamento mais adequado deve ser prescrito por médico, após diagnosticada a causa do sintoma.
-
Alterações na pele dos indivíduos com mais de 60 anos costumam ser provenientes do processo de envelhecimento cutâneo.
 
Observações realizadas mostram que mais de 50% dos idosos têm xerose (pele seca), que é a causa mais comum de prurido generalizado (coceira no corpo), e seu tratamento deve ser incluído na terapia inicial do prurido em todos os pacientes idosos.
 
De uma maneira geral, as alterações principais na pele dos idosos incluem: secura, aspereza, rugas, flacidez, uma variedade de lesões benignas e as neoplasias malignas.
 
Na terceira idade, as funções da pele decaem, o que a torna mais frágil e, portanto, mais sujeita às agressões do meio ambiente.
 
Procure seu médico para identificar a causa do seu prurido e definir o melhor tratamento.
-
A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. Seu diagnóstico é clínico. O quadro clínico é composto principalmente de quatro sinais principais, que caracterizam a síndrome parkinsoniana ou parkinsonismo. Os exames complementares servem apenas para a discussão de outros diagnósticos diferenciais.
Há alguns tipos de medicamentos antiparkinsonianos disponíveis que podem ser usados combinados, a depender do quadro clínico de cada paciente, com o objetivo de reduzir seu prejuízo funcional.
Procure um Neurologista ou um Geriatra para organizar o tratamento medicamentoso e também orientar a terapêutica não medicamentosa mais adequada.
-
A perda de peso no idoso, em geral, tem múltiplas causas. Perder peso nem sempre é sinal de doença grave, mas quando o início é repentino e a perda é importante, é necessário ir ao médico para identificar a causa e definir o tratamento adequado.
Algumas causas comuns de perda de peso são: câncer, diabetes, dificuldade para se alimentar, problemas orais, hipertireoidismo, depressão, infecções, doenças no fígado, uso inadequado de medicamentos, apetite reduzido e doenças cardíacas.
Um médico Geriatra pode ajudar a definir a hipótese diagnóstica para o paciente idoso e realizar a investigação e o tratamento desse sinal.
-
Cefaleia (dor de cabeça) é uma das reclamações mais frequentes nos consultórios médicos e sua causa é variável.
 
Existem diferentes tipos de dor de cabeça: decorrente de enxaqueca, associada a estresse, secundária a alimentação inadequada, relacionada com problemas oculares, decorrente de sinusites, dentre outras.
 
A dor de cabeça é mais preocupante quando tem início súbito, quando inicia após traumatismo craniano, quando é progressiva, quando tem sintomas neurológicos associados, quando tem sinais de infecção ou quando surge durante esforço físico.
 
Converse com seu médico para descobrir a causa e o melhor tratamento para sua dor de cabeça.
- 1
- 2