Doutor Responde
Login

Cardiologia Pediátrica - Perguntas respondidas

Minha filha tem 4 anos e está queixando de dor de cabeça. Já levei ao oculista e não é da vista. No neuro, ele me pediu uma avaliação com o cardio, para ela fazer uma tomografia, pois precisa ser sedada para realizar o exame.
  • Olá. Geralmente crianças pequenas que não colaboram com a execução de exames são sedadas com medicações modernas e muito seguras. Alguns colegas médicos solicitam avaliação do cardiologista pediátrico querendo saber se existe algum problema cardíaco que possa contraindicar a sedação. A imensa maioria das intercorrências durante a sedação das crianças, de qualquer idade, é a parada respiratória, porque os sedativos podem deprimir o centro respiratório e, se o médico executor do exame ou anestesiologista não identificar essa parada respiratória e corrigi-la com oxigenação e ventilação, a criança evoluirá para uma parada cardiorrespiratória. Dificilmente o sedativo utilizado irá causar algum problema no coração, mesmo que esse coração seja doente.

    0
    Dr. Fernando Caritas de Souza
    Dr. Fernando Caritas de Souza
    Cardiologia Pediátrica
    Cascavel / PR
    Solicitar agenda
Meu bebê tem 4 meses de vida e ao nascer ele fez um eco. Foi anotado na caderneta de vacinação o seguinte: Ecocardiograma: Fossa oval patente. Canal arterial permeável, pequeno. Isso é muito perigoso? Estou em dúvida e não sei o que fazer.
  • Olá. Tanto a fossa oval patente quanto o canal arterial permeável pequeno são achados totalmente normais no recém-nascido, principalmente se o ecocardiograma foi realizado nos primeiros 2 dias de vida. Nada disso é perigoso. Se ele está crescendo bem, ganhando peso, se desenvolvendo, pode ficar tranquila. Mas para ter 100% de certeza, faça outro ecocardiograma agora.

    0
    Drª. Renata Mattos Silva
    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Bom dia! Meu filho tem 8 anos, o coração dele acelera do nada e de vez em quando ele fica tonto, o que pode ser isso? Quando ele nasceu, foi para UTI uns 15 dias. Quando teve alta, o médico pediu para procurar um cardiologista, na época não deu nada.
  • Olá. Não é possível dar uma opinião sem ter mais dados, realmente o ideal é você procurar um cardiopediatra.

    0
    Drª. Renata Mattos Silva
    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Boa tarde, minha filha tem 7 anos e está sempre reclamando de uma dor tipo relâmpago no peito, o que pode ser? Ela é muito saudável, porém só tem alergia à poeira e tem sempre que usar aquela bombinha com Aerolin, não sei se tem alguma coisa a ver.
  • Dificilmente a causa dessa dor é do coração. Seria interessante conversar com o pediatra dela.

    0
    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Cardiologia
    Ecocardiografia
    Recife / PE
    Solicitar agenda
Meu filho tem dez anos, fez um eletro e deu bloqueio no ramo direito. Ele tem muita dor no peito e fica com os lábios roxos. Isso é grave?
  • Olá! Ele precisa investigar melhor esse quadro de cianose (lábios roxos) e precordialgia (dor no peito). Apenas o bloqueio de ramo direito não provoca esses sintomas. Levar em consulta com cardiologista pediátrico para investigar esses sintomas.

    0
    Drª. Heloisa Cristina Gois Santos Neves
    Drª. Heloisa Cristina Gois Santos Neves
    Cardiologia Pediátrica
    Ecocardiografia Pediátrica
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.