Cardiologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Boa tarde! Sua filha precisa ser melhor avaliada, pois esses sintomas podem ser decorrentes de uma crise de asma, por exemplo, ou algo cardiovascular. O mais apropriado é verificar essas 2 questões. Espero ter ajudado.
Drª. Caroline de Moraes OliveiraCardiologia PediátricaEcocardiografia PediátricaNovo Hamburgo / RSSolicitar agenda
-
A hipertensão na adolescência tem sido cada vez mais comum devido às questões referentes à má alimentação, obesidade ou sobrepeso, sedentarismo, alterações do colesterol entre outras. Ele precisa sim de um acompanhamento com um cardiopediatra, pois apenas medidas isoladas em casa não podem confirmar esse diagnóstico. Espero ter ajudado.
Drª. Caroline de Moraes OliveiraCardiologia PediátricaEcocardiografia PediátricaNovo Hamburgo / RSSolicitar agenda
-
Olá. Geralmente crianças pequenas que não colaboram com a execução de exames são sedadas com medicações modernas e muito seguras. Alguns colegas médicos solicitam avaliação do cardiologista pediátrico querendo saber se existe algum problema cardíaco que possa contraindicar a sedação. A imensa maioria das intercorrências durante a sedação das crianças, de qualquer idade, é a parada respiratória, porque os sedativos podem deprimir o centro respiratório e, se o médico executor do exame ou anestesiologista não identificar essa parada respiratória e corrigi-la com oxigenação e ventilação, a criança evoluirá para uma parada cardiorrespiratória. Dificilmente o sedativo utilizado irá causar algum problema no coração, mesmo que esse coração seja doente.
-
Em crianças, a dor no peito dificilmente é por causa de algum problema cardíaco. O mais provável é que seja muscular ou até gases! Mas leve no cardiologista sim, porque é importante excluir qualquer causa cardíaca.
Drª. Renata Mattos SilvaCardiologia PediátricaHemodinâmica e Cardiologia IntervencionistaRio de Janeiro / RJSolicitar agenda