Cardiologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Prezado, nós chamamos de peito de pombo e sopro, pode ser cardiopatia congênita e tem indicação de realizar um ecocardiograma transtorácico com doppler. Cirurgia: depende que tipo de cardiopatia congênita!
-
É aconselhável que, frente a presença desses sintomas, a criança seja atendida por um cardiologista, visando avaliação detalhada do problema.
-
Seria importante complementar a investigação diagnóstica com um ECG (eletrocardiograma) ou até mesmo um Holter 24h, pois queixas de "batedeira", em geral, estão associadas a arritmias cardíacas que são melhor diagnosticadas ao ECG ou ao Holter 24h. Ademais, é importante a avaliação e o acompanhamento com um cardiologista pediátrico.
-
É com certa frequência que as crianças se queixam de dor no peito. As principais causas são as de origem músculo-esqueléticas (dor do crescimento, pequenos traumas fisicos, posturais), as de origem esofágica como nos refluxos e mais raramente doenças cardíacas congênitas como anomalias de coronárias ou cardiomiopatia hipertrófica. A abordagem da criança com dor no peito é completamente diferente da abordagem da dor no peito em adultos, pois as causas mais prováveis são bem diferentes. O ECG pode ajudar a descartar causas cardíacas possíveis, mas é apenas um exame complementar ao raciocínio médico.