Endocrinologia e Metabologia - Perguntas respondidas
-
Olá. Bom dia.
Bem, outras informações precisam ser passadas para uma análise de seus exames. Exemplo: homem ou mulher? Toma algum remédio? Qual laboratório fez esses exames? Foram repetidos e confirmados? Marque uma consulta com endocrinologista com título de especialista. Boa sorte.
-
Olá!
Antes de qualquer outra conduta, esses exames precisam ser repetidos. Dependendo dos valores do TSH e de alguns parâmetros clínicos e laboratoriais, pode ser necessário iniciar o tratamento medicamentoso. Procure um especialista (endocrinologista), que poderá realizar esta investigação e avaliar qual a melhor conduta para o seu caso.
-
Olá.
Para diagnóstico de hipertireoidismo devem ter os exames de T4 livre, TSH e anticorpos antitireoidianos. -
Normalmente, os exames de TSH e T4 livre são suficientes para o diagnóstico de hipertireoidismo num paciente com sintomas compatíveis, mas também é recomendada a dosagem de T3. Deve-se investigar a causa do hipertireoidismo com a dosagem do TRAB (anticorpos antirreceptor de TSH), ultrassonografia ou cintilografia da tireoide. Antes de se iniciar uma droga antitireoidiana, recomenda-se, ainda, a realização de hemograma e transaminases (TGO e TGP). É importante sempre consultar um endocrinologista para condução adequada do caso.
-
Tudo bem?
A cirurgia é indicada no caso de Câncer da tireoide, isto deve ser feito por procedimento chamado PAAF, pode ser precedido de um USG com Doppler colorido.
Outra indicação é bócio volumoso que compromete a deglutição, respiração ou estética.
A reposição de levotiroxina (iodo) somente após cirurgia.




