Endocrinologia e Metabologia - Perguntas respondidas
-
Com peso de 82 kg e altura de 1,50 m, seu IMC é 36,4 kg/m², o que é classificado como obesidade grau 2. A ANS regulamenta a cobertura para cirurgia bariátrica nos casos com IMC entre 35 e 39,9 Kg/m², desde que tenha comorbidades (doenças agravadas pela obesidade e que melhoram quando a mesma é tratada de forma eficaz). Então, a primeira questão a definir no seu caso é se você apresenta comorbidades para ter indicação de cirurgia. Além disto, é necessário preencher outros critérios, a saber: idade entre 18 e 65 anos, com falha no tratamento clínico realizado por, pelo menos, 2 anos e obesidade mórbida instalada há mais de cinco anos. Ou seja, se você nunca fez um tratamento clínico para a obesidade, a cirurgia não será indicada num primeiro momento.
-
Ainda não, fique tranquila. Precisa realizar mais um exame com o TSH alterado para falarmos em algum diagnóstico.
O TSH não é liberado de forma regular pela hipófise. A coleta da história familiar e outras queixas clínicas ajudarão o seu médico.
-
Não. Se forem nódulos grandes, eventualmente, eles podem comprimir estruturas vizinhas e causar algum sintoma, tais como rouquidão, dor, dificuldade para engolir ou respirar. No caso de ardência na garganta, o profissional mais indicado para avaliar é o otorrinolaringologista. Em relação ao nódulo coloide (benigno), é indicado o acompanhamento com endocrinologista, no mínimo, uma vez por ano.



