Gastroenterologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Quando a criança apresenta dificuldade para evacuar numa idade tão precoce a primeira coisa é saber diferenciar se estamos realmente diante de um quadro de constipação ou de disquesia do lactente (bebê faz muita força, chora, geme, fica vermelho e leva até 20 minutos para evacuar fezes pastosas). Caso realmente seja uma constipação intestinal aos 3 meses, deve-se avaliar se a causa é congênita (ex: doença de Hirschsprung, fibrose cística), malformações (ex: ânus anteriorizado, estenose anal, malformação anorretal, anormalidades da medula espinhal), alérgicas (alergia alimentar), etc. A avaliação do Gastropediatra nestes casos é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento.
-
Olá. Os exames laboratoriais de alergia negativos não necessariamente excluem a possibilidade de ser Alergia à Proteína do Leite de Vaca.
Se a bebê está em aleitamento materno exclusivo, você deve iniciar imediatamente a dieta de exclusão total de proteínas do leite de vaca. Após 1 mês, é realizado o Teste de Provocação, com você voltando a consumir leite. Se está em uso de fórmula, deverá substituir por outra própria para estes casos de alergia. É aconselhável que siga acompanhamento com Pediatra ou, dentro do possível, com Gastropediatra, até mesmo para realizar outros exames caso a dieta de exclusão e o teste de provocação não confirmem a alergia.
Uma boa fonte de informação aos pais é o site "alergiaaoleitedevaca", na seção dúvidas frequentes, no rodapé da página.
Att.
Adilson Rossi Ceron -
Olá, boa tarde. Esses sintomas podem ser de alergia à proteína do leite de vaca, mesmo com exames negativos. Se sua filhinha está apenas mamando no peito, você deve fazer dieta sem leite e derivados.
Mas, se ela já mama leite artificial, então será necessário trocar para leite sem a proteína animal.
-
Bom dia!
A obstipação intestinal em crianças geralmente está relacionada à dieta. Procure oferecer bastante água e uma dieta mais laxante, incluindo frutas, verduras e legumes. Uma avaliação médica é necessária para descartar alguma patologia. Tratamento homeopático funciona muito bem.
Um abraço.
-
Provavelmente trata-se de um quadro de constipação intestinal e necessita de uma avaliação do Gastropediatra para investigar a causa. Pode ser constipação funcional (mais comum, relacionado à dieta pobre em fibras, água, postura retentiva, etc) mas também outras doenças podem levar à constipação. São exemplos: hipotireoidismo, anormalidades da coluna espinhal, diabetes, alergia alimentar, doença celíaca, dentre outros. A definição da causa e seu adequado tratamento evita sofrimento para a criança e reduz as chances das complicações da constipação intestinal crônica, como a dilatação do intestino (megacólon).