Gastroenterologia - Perguntas respondidas
-
Se realmente consta do laudo diagnóstico litíase vesicular e o paciente não é muito idoso, tem que ser consultado por um cirurgião, pois é um doença crônica, cujo tratamento é cirúrgico, sendo feito através da cirurgia convencional, ou através da videolaparoscopia, com o cuidado cirúrgico de evitar a migração do cálculo para o canal do colédoco. Enquanto não faz a cirurgia, deve evitar gorduras, frituras e álcool, para não ocorrer crises de dor biliar, e ser medicado pelo clínico ou gastroenterologista, para os sintomas que possivelmente podem aparecer.
-
O sintoma que possues é o Tenesmo e é encontrado em várias afecções parasitárias, inclusive em tua região, é comum infestação por esquistossomose, além de outras infestações parasitárias, tipo Ameba ou Giardia. E, de acordo com o aspecto das fezes, a frequência das evacuações, se tem sangue, muco [catarro], ou se é provocada por ingestão de leite ou derivados do glúten, tem que fazer exames de tolerância à lactose, testes para a doença celíaca, e exames de sangue. Pode também acompanhar a Síndrome do Intestino Irritável [SII]; os exames devem ser solicitados por um Gastroenterologista.
-
Deve evitar a reinfecção pelo H. pylori, por via oral, tomando medidas de higiene em relação à qualidade da água, frutas bem lavadas e sem casca, legumes cozidos, verduras higienizadas em solução de hipoclorito de sódio a 2% ou vinagre, fazer o asseio das mãos e unhas, eliminando as causas de nova infecção, fazer limpeza dos dentes com o dentista; tratar então com o gastroenterologista, usando medicamentos não utilizados antes, por causa de resistência do H. pylori, além de verificar se o companheiro [a] tem também o H. pylori, para tratar em conjunto, senão ficar uma doença crônica, um infectando o outro, e vice-versa.