Gastroenterologia - Perguntas respondidas
-
O Gastroenterologista deverá verificar a causa da obstipação (intestino preso). Poderá fazer exames, dependendo de fatores como idade, tempo do início dos sintomas e características da obstipação. Após a avaliação adequada, o tratamento dependerá das causas. Poderá incluir dieta e eventualmente laxantes. Quando se usa laxantes, estes devem ser escolhidos dentre os mais adequados ao tipo de obstipação, evitando-se os muito agressivos.
Ressalto que é impossível o diagnóstico e tratamento à distância e que essas informações são genéricas. Estou certo que a avaliação de um Gastroenterologista experiente e de sua confiança deverá ajudar sua filha a melhorar.
Desejo tudo de bom!
-
Gastroenterologista é o Médico que cuida de problemas do trato digestivo. Sintomas comuns em Gastroenterologia são queimação no peito, refluxo, queimação acima do umbigo, náuseas (enjoo), vômitos, dor abdominal, plenitude, sensação de saciedade precoce (comer um pouco e já se sentir satisfeito), etc. O gastroenterologista, dependendo de sua formação, pode também atender sintomas mais relacionados ao intestino como diarreia, intestino preso, distensão no abdome, gases, sangramentos, etc. Doenças comuns vistas pelo gastroenterologista são doença de refluxo, esofagites, gastrites, úlceras do estômago e duodeno (associadas à infecção por H. pilory), colites, obstipação (intestino preso), doenças anorretais como hemorroidas e fissuras, dentre muitas outras. Outra área da Gastroenterologia é a do diagnostico e tratamento das doenças do fígado, pâncreas e vias biliares. Hepatites, cálculos na vesícula, cirrose, pancreatites e câncer de fígado são doenças vistas por essa área. Uma das áreas importantes em Gastroenterologia é o diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer. Câncer de intestino e câncer de estômago são frequentes e passíveis de prevenção. Considero a Prevenção de câncer especialmente importante, pelo benefício que pode trazer. Possivelmente, ao achar um médico de sua confiança, seus sintomas serão avaliados e, em conjunto com o médico(a), chegarão a uma solução benéfica para sua saúde.
Desejo tudo de bom e obrigado pelo interesse em saber sobre uma Especialidade tão vasta, importante e que beneficia a tantos.
-
Dispepsia e Halitose são capítulos amplos da gastroenterologia, estes sintomas podem estar associados ou não. A Halitose pode ser causada por alimentos, falta de ingesta hídrica, sinusites, patologias gastrointestinais, falta de produção adequada de saliva, etc. Requer avaliação pelo especialista, definição, diagnóstico e seguimento.