Gastroenterologia - Perguntas respondidas
-
Não. A colonoscopia permite visualizar o intestino e mesmo praticar atos como biópsias e retirar pólipos (tumores, na maioria benignos) dentro do intestino grosso (também chamado de cólon). O toque retal pode avaliar a próstata. Como a colonoscopia se inicia com o toque retal, provavelmente vem daí a sua dúvida. Mas, no caso da colonoscopia, o toque retal não tem objetivo de avaliar a próstata.
De todo modo, a colonoscopia - assim como os outros exames endoscópicos - é muito útil e pode beneficiar muito a saúde.
-
A Colonoscopia é muito útil no diagnóstico de doenças do intestino. É excelente na prevenção de câncer de cólon, na medida em que permite o diagnóstico e retirada de pólipos (que podem ser pré-cancerosos). Permite a avaliação de diarreia, intestino preso e problemas como divertículos. Tem ótima indicação nas doenças inflamatórias (Retocolite e doença de Crohn).
Enfim, a Colonoscopia pela sua utilidade, está definitivamente estabelecida como um exame extremamente eficaz em Gastroenterologia e Proctologia.
Quanto ao preparo, existem diversos métodos diferentes. Todos eles objetivam limpar o intestino de resíduos, para tornar o exame possível. Para pessoas com mais idade, o ideal é optar por preparos que não causem desidratação. Além de mais confortáveis, são mais seguros.
Cada Serviço ou mesmo cada Médico tem suas preferências quanto ao preparo. Mas o importante é que este seja seguro, efetivo e, na medida do possível, confortável ao paciente.
-
Se realmente consta do laudo diagnóstico litíase vesicular e o paciente não é muito idoso, tem que ser consultado por um cirurgião, pois é um doença crônica, cujo tratamento é cirúrgico, sendo feito através da cirurgia convencional, ou através da videolaparoscopia, com o cuidado cirúrgico de evitar a migração do cálculo para o canal do colédoco. Enquanto não faz a cirurgia, deve evitar gorduras, frituras e álcool, para não ocorrer crises de dor biliar, e ser medicado pelo clínico ou gastroenterologista, para os sintomas que possivelmente podem aparecer.
-
Não é normal, deve sim fazer nova endoscopia para controle de erradicação do H. pylori e persistência dos sintomas.
-
É necessário uma nova endoscopia com biópsia para ter certeza se a bactéria morreu.
Dr. João Paulo Cândido BarbosaGastroenterologiaEndoscopia DigestivaEndoscopia DigestivaFortaleza / CESolicitar agenda
-
Boa tarde! Obrigada por compartilhar sua preocupação. Compreendo a preocupação com a barriga inchada e a situação que você está enfrentando. É compreensível que essa incerteza seja desconfortável. Vou tentar fornecer algumas perspectivas para considerar:
Causas Gastrointestinais: o inchaço abdominal pode ser causado por problemas gastrointestinais, como distúrbios de digestão, gases, constipação severa ou até mesmo uma hérnia abdominal. Às vezes, essas condições podem ser difíceis de identificar imediatamente.
Líquido Acumulado: acúmulo anormal de líquido na cavidade abdominal (ascite) também pode levar a inchaço.
Condições Médicas Complexas: em alguns casos, uma condição médica complexa pode estar contribuindo para o inchaço, o que pode ser desafiador de diagnosticar.
É encorajador que a equipe médica esteja conduzindo exames para descartar várias possibilidades. Em situações mais complexas, a colaboração entre diferentes especialistas pode ser necessária.
Minha recomendação é continuar trabalhando em estreita colaboração com a equipe médica no hospital. Perguntas adicionais, exames complementares e possíveis consultas com especialistas podem ser necessários para chegar a um diagnóstico claro.
Lembre-se de que estou aqui para fornecer orientações e apoio, mas a avaliação médica presencial é fundamental para entender completamente a situação e determinar a melhor abordagem de tratamento. Desejo uma rápida resolução para a condição e melhora na saúde.
Atenciosamente,
Dra Erika Yvamoto
RQE: GASTROENTEROLOGISTA 114460/ ENDOSCOPISTA 114459/ CLINICA MÉDICA 114461