Geriatria - Perguntas respondidas
-
Olá, bom dia! Os sintomas referidos podem ser decorrentes de hipoglicemia, o paciente deve passar por uma avaliação médica para avaliar as possíveis causas e eventual necessidade de ajuste dos medicamentos, com urgência, visto apresentar risco de complicações.
-
Uma boa opção, talvez a melhor, seria procurar um médico geriatra, pois as pessoas idosas tendem a ter mais de uma doença associada e precisam de um tratamento integral. Mesmo que um agravamento do quadro depressivo não possa ser descartado, existem outras possibilidades como distúrbios eletrolíticos, problemas neurológicos etc.
-
A perda de peso no idoso, em geral, tem múltiplas causas. Perder peso nem sempre é sinal de doença grave, mas quando o início é repentino e a perda é importante, é necessário ir ao médico para identificar a causa e definir o tratamento adequado.
Algumas causas comuns de perda de peso são: câncer, diabetes, dificuldade para se alimentar, problemas orais, hipertireoidismo, depressão, infecções, doenças no fígado, uso inadequado de medicamentos, apetite reduzido e doenças cardíacas.
Um médico Geriatra pode ajudar a definir a hipótese diagnóstica para o paciente idoso e realizar a investigação e o tratamento desse sinal.
-
Para isso ser avaliado, há necessidade de outros dados, do tipo temperatura e coloração da mão. Sem isso, não há como dizer exatamente o que é.
Provavelmente é falha circulatória e, provavelmente, necessitaria de uma fisioterapia ou drenagem linfática.
-
A depressão tanto pode ser a doença em si, como pode fazer parte ou ser consequência de alguma outra doença.
As doenças reumáticas na sua maioria são acompanhadas por depressão, como também algumas doenças da tireoide ou mesmo diabetes.
Se em onze anos o foco da Depressão foi pela doença em si e não resolveu, seria válido investigar uma causa orgânica.
-
Olá. Para responder essa pergunta precisaríamos avaliar as queixas relacionadas à memória, solicitar alguns exames e fazer alguns testes nessa área. É muito importante não achar que isso é "normal da idade" e deve ter uma atenção importante. Quanto mais rápido diagnosticarmos algum problema, mais fácil será definir o melhor plano de cuidado pra ele.