Geriatria - Perguntas respondidas
-
Um bom clínico geral ou geriatra na sua cidade.
-
Olha. A densitometria para avaliar a rarefação óssea é mais fidedigna, o Rx pode estar alterado simplesmente por emprego de uma técnica não bem adequada, chamado "muito penetrado". Confie na densitometria. Quanto à osteofitose marginal, se é na coluna, estes são os chamados Bicos de Papagaio, que são crescimentos, protuberâncias ósseas, que podem causar dor.
-
Bom dia! A alteração da densidade óssea pode ter ocorrido neste período desde a realização do exame de densitometria óssea há 2 anos, recomendo repetir o exame para seguimento. Osteofitose marginal também chamada de bico de papagaio é uma alteração que pode ocorrer independente da alteração da densidade óssea, deve-se verificar possíveis vícios de postura e corrigi-los, assim como é importante iniciar seguimento clínico para acompanhamento. Atenciosamente, Dr Max.
-
Alterações na pele dos indivíduos com mais de 60 anos costumam ser provenientes do processo de envelhecimento cutâneo.
 
Observações realizadas mostram que mais de 50% dos idosos têm xerose (pele seca), que é a causa mais comum de prurido generalizado (coceira no corpo), e seu tratamento deve ser incluído na terapia inicial do prurido em todos os pacientes idosos.
 
De uma maneira geral, as alterações principais na pele dos idosos incluem: secura, aspereza, rugas, flacidez, uma variedade de lesões benignas e as neoplasias malignas.
 
Na terceira idade, as funções da pele decaem, o que a torna mais frágil e, portanto, mais sujeita às agressões do meio ambiente.
 
Procure seu médico para identificar a causa do seu prurido e definir o melhor tratamento.
-
Uma boa opção, talvez a melhor, seria procurar um médico geriatra, pois as pessoas idosas tendem a ter mais de uma doença associada e precisam de um tratamento integral. Mesmo que um agravamento do quadro depressivo não possa ser descartado, existem outras possibilidades como distúrbios eletrolíticos, problemas neurológicos etc.
-
A perda de peso no idoso, em geral, tem múltiplas causas. Perder peso nem sempre é sinal de doença grave, mas quando o início é repentino e a perda é importante, é necessário ir ao médico para identificar a causa e definir o tratamento adequado.
Algumas causas comuns de perda de peso são: câncer, diabetes, dificuldade para se alimentar, problemas orais, hipertireoidismo, depressão, infecções, doenças no fígado, uso inadequado de medicamentos, apetite reduzido e doenças cardíacas.
Um médico Geriatra pode ajudar a definir a hipótese diagnóstica para o paciente idoso e realizar a investigação e o tratamento desse sinal.





