Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Depende do quão baixas elas estão. Uma contagem abaixo de 20.000 é um achado grave e que requer ação imediata; uma contagem acima de 100.000, não causa risco maior de sangramento e pode ser investigada ambulatorialmente. No entanto, TODA CONTAGEM DE PLAQUETAS ABAIXO DO NORMAL MERECE UMA INVESTIGAÇÃO, pois pode ser sinal de um problema grave.
-
Fígado e baço aumentados podem destruir plaquetas, o que pode levar à trombocitopenia.
Dr. Euripedes de Alvarenga BarbosaHematologia E HemoterapiaPatologia Clínica/Medicina LaboratorialBelo Horizonte / MGSolicitar agenda
-
Depende da causa da hiperferritinemia (ferritina alta). A ferritina pode aumentar em situações de inflamação crônica do organismo, como doenças infecciosas ou reumatológicas, e nesse caso, não há restrição dietética necessária, uma vez que não há correspondência entre a ferritinemia e a quantidade de ferro no organismo. No entanto, quando a ferritina alta reflete verdadeiramente um aumento da quantidade de ferro no organismo (hemocromatose hereditária, por exemplo), é aconselhável restringir alimentos ricos em ferro e a vitamina C (que aumenta a absorção de ferro pelo intestino).

