Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Significa que há uma proteína anormal dentro da classe das gamaglobulinas. Essas são as proteínas que conhecemos popularmente como anticorpos, ou tecnicamente como imunoglobulinas. Elas têm sempre uma parte chamada "cadeia pesada", que pode ser dos tipos A, G, D, E ou M; e uma "cadeia leve", que pode ser de tipo Kappa ou Lambda. Normalmente, existem todas as combinações possíveis de cadeias pesadas e leves, em distribuição aleatória. Quando uma combinação de cadeia pesada e leve específica predomina e se destaca em relação às demais, dizemos que há uma banda ou pico monoclonal. Por exemplo: "presença de banda monoclonal IgG Kappa". Tal achado necessita de avaliação e orientação do Hematologista.
-
A eritropoietina estimula a produção de glóbulos vermelhos, mas o problema na EH é estrutural, na membrana nas hemácias. Quanto maior o estímulo pela eritropoietina, mais hemácias defeituosas são produzidas, e elas serão destruídas na passagem pelo baço. O tratamento de escolha da EH é a cirurgia para remover o baço.
-
Infelizmente não, pois a eritropoetina funciona em anemia por falta de produção na medula. A anemia da esferocitose hereditária é decorrente da hemólise (destruição das hemácias) e, deste modo, o uso de eritropoetina não é uma opção de tratamento.