Hepatologia - Perguntas respondidas
-
Alterações no fígado: é importante consultar um hepatologista e realizar a elastografia hepática por fibroscan.
Descrição:
Se você tem alterações no fígado, é importante consultar um hepatologista para entender o que está causando essas alterações e se é necessário realizar um exame mais completo, como a elastografia hepática por fibroscan.
A elastografia hepática por fibroscan é um exame não invasivo que pode ser usado para avaliar a rigidez do fígado. A rigidez do fígado é um indicador da gravidade da doença hepática.
Se você tem alterações no fígado, consulte um hepatologista para saber se a elastografia hepática por fibroscan é um exame indicado para você.
-
Boa noite, existem diversos tipos de nódulos no fígado que são vistos pela ultrassonografia, com alguns não precisamos nos preocupar e outros devemos acompanhar. Sugiro agendar consulta com um cirurgião do aparelho digestivo para realização de exames complementares e poder definir do que se trata esse nódulo.
-
Sim.
Procure um gastroenterologista ou hepatologista.
Eles pedirão incialmente a sorologia para Hepatite C: Anti HCV.
-
Nódulos calcificados podem ser desde achados radiográficos, com calcificações residuais de alguma infecção já resolvida. Podem ser granulomas ou calcificações presentes em algumas neoplasias, como no adenoma. Procure o hepatologista para melhor esclarecimento. É preciso analisar cada imagem e cada história clínica pregressa.
-
O fígado não tem enervação para dor e muito menos a esteatose hepática provoque dores. Procure um gastro para mais exames na tentativa de achar a causa da dor. E sobre a esteatose, deverá emagrecer e fazer exercícios, porque está associada a morrer mais cedo, não do fígado e sim do coração.







