Hepatologia - Perguntas respondidas
-
Avaliação clínica para esteatose hepática é algo básico pode ser realizada pelo clínico, gastro, hepato e endocrino.
Em geral, não tem relação com a colecistectomia.
Esteatose hepática na maioria dos casos está relacionada com hábitos de vida. Atividade física e alimentação.
No entanto, existem casos relacionados a doenças sistêmicas.
Então, sempre cabe uma avaliação detalhada para afastar os casos mais raros.
Após uma avaliação nutricional, perda de 10% do peso e atividade física irão ajudar. Mas, sempre destaco que diagnóstico preciso é o mais importante!
-
Boa tarde, para diferenciação de lesões pequenas são necessários dois exames de imagem e exames de sangue. Necessitará de acompanhamento com hepatologista; mas não se preocupe demais, lesões hipocaptantes costumam ser benignas. Procure um especialista para tirar sua dúvida. Boa sorte!
-
Parece ser uma lesão BENIGNA. Lesões malignas costumam ser maiores e HIPERcaptantes. Porém, nódulos menores que 2,0cm são lesões difíceis de serem caracterizadas, por isso, você tem que manter o acompanhamento com hepatologista, que provavelmente orientará repetir o exame após prazo determinado (geralmente 6-12 meses). Outros fatores que aumentam o risco de lesão maligna também devem ser avaliados - presença de obesidade, hepatites virais, alcoolismo, tabagismo e outras doenças hepáticas associadas.
-
Vc deve procurar um hepatologista de forma presencial ou online.
-
Nódulo é sempre preocupante. Embora a maioria dos nódulos no fígado seja benigna, como existe risco de ser um câncer, este deve ser sempre avaliado e acompanhado por um hepatologista.





