Hepatologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia.
Toda elevação de bilirrubina deve ser investigada e tratada. Quando a elevação é de bilirrubina direta pode ser uma doença do fígado como uma hepatite ou uma obstrução da via biliar, por exemplo, por um cálculo.
Nos casos relacionados com hepatite, um dos principais sintomas associados é o enjoo.
Atenciosamente.
-
Boa tarde, para diferenciação de lesões pequenas são necessários dois exames de imagem e exames de sangue. Necessitará de acompanhamento com hepatologista; mas não se preocupe demais, lesões hipocaptantes costumam ser benignas. Procure um especialista para tirar sua dúvida. Boa sorte!
-
Parece ser uma lesão BENIGNA. Lesões malignas costumam ser maiores e HIPERcaptantes. Porém, nódulos menores que 2,0cm são lesões difíceis de serem caracterizadas, por isso, você tem que manter o acompanhamento com hepatologista, que provavelmente orientará repetir o exame após prazo determinado (geralmente 6-12 meses). Outros fatores que aumentam o risco de lesão maligna também devem ser avaliados - presença de obesidade, hepatites virais, alcoolismo, tabagismo e outras doenças hepáticas associadas.
-
Nódulos calcificados podem ser desde achados radiográficos, com calcificações residuais de alguma infecção já resolvida. Podem ser granulomas ou calcificações presentes em algumas neoplasias, como no adenoma. Procure o hepatologista para melhor esclarecimento. É preciso analisar cada imagem e cada história clínica pregressa.
-
É preciso investigar pois as enzimas hepáticas (entre elas a TGO) podem estar alteradas em diversas situações: uso de medicamentos, gordura no fígado, uso de álcool, hepatites virais, entre outras.
-
Boa noite, existem diversos tipos de nódulos no fígado que são vistos pela ultrassonografia, com alguns não precisamos nos preocupar e outros devemos acompanhar. Sugiro agendar consulta com um cirurgião do aparelho digestivo para realização de exames complementares e poder definir do que se trata esse nódulo.