Hepatologia - Perguntas respondidas
-
Boa noite, as enzimas do fígado elevadas são um sinal de inflamação no fígado. Existem várias doenças que podem fazer essa alteração, inclusive doenças que podem levar à cirrose e ao câncer de fígado. Vc deve procurar um hepatologista de forma presencial ou online. O pronto-socorro não é um bom lugar para fazer essa avaliação, abraço.
-
Apenas um resultado de um exame isolado não permite interpretação. Certamente foram feitos outros exames ao mesmo tempo, tais como AST ou TGO, ALT ou TGP e possivelmente FA (fosfatase alcalina). Tendo todos esses em mãos e, principalmente, se tivermos esses mesmos exames de uma dosagem anterior, aí sim se pode interpretar e entender o significado dessa alteração de agora.
-
A Gama GT (Gamaglutamiltransferase) é uma enzima do fígado responsável pela metabolização de álcool e medicamentos, logo sua elevação mais frequentemente está relacionada a ingesta de bebidas alcoólicas e uso de medicamentos. Outras doenças podem elevar a Gama GT como gordura no fígado (Esteatose), hepatites e obstrução na via biliar por cálculos ou tumores. Sugiro procurar o seu médico e continuar investigando a causa da elevação, pois isto pode estar relacionado a alguma doença grave no fígado, podendo até mesmo evoluir para uma cirrose no futuro, caso não seja identificada e tratada.
-
Infelizmente não existe remédio muito bom para esteatose. Procure um hepatologista para te orientar em relação a possíveis fatores causais e consequências da doença e será orientado quanto a possibilidade de um tratamento. Abraços cordiais.
-
O tratamento da esteatose hepática não é necessariamente medicamentoso, quando há indicação geralmente é complementar a mudanças do estilo de vida, exercícios físicos e dieta. Porém, algumas doenças podem causar esteatose e será necessário tratá-las também. Procure um hepatologista para seu diagnóstico. Boa sorte!
-
Não existe tratamento medicamentoso específico para esteatose hepática, mas alguns medicamentos podem ser usados de forma "off label" de acordo com o estágio da doença que o paciente se encontra. Porém, o principal tratamento consiste em mudanças no estilo de vida e perda de peso, incluindo alimentação saudável e atividade física. Marque consulta com o hepatologista para uma avaliação adequada.




