Hepatologia - Perguntas respondidas
-
Esteatose significa gordura no fígado, é possível ter esteatose e o Hepatograma estar normal. Geralmente a esteatose está associada a excesso de peso, sedentarismo, glicose e triglicerídeos elevados, mas pode ser causada por outras doenças como Hepatite C. Toda pessoa com esteatose deve ser avaliada por um Hepatologista para definir a causa, avaliar o grau de comprometimento do fígado e programar um tratamento, pois esta doença apresenta potencial para evoluir para cirrose, Hepatoma (câncer de Fígado), insuficiência hepática e transplante hepático.
-
Sim. Existem diferentes espectros de acometimento. Mas deve seguir com a investigação.
-
Sim, é possível. Na fase inicial da esteatose hepática, o seu quadro é o mais comum, sem alterações no exame de sangue. Porém, se não forem tomados cuidados, pode haver uma evolução para a esteato-hepatite, este sim com alterações das transaminases (hepatograma). Procure um hepatologista para avaliar mais corretamente e para tirar suas dúvidas. Att.
-
Infelizmente não existe remédio muito bom para esteatose. Procure um hepatologista para te orientar em relação a possíveis fatores causais e consequências da doença e será orientado quanto a possibilidade de um tratamento. Abraços cordiais.
-
O tratamento da esteatose hepática não é necessariamente medicamentoso, quando há indicação geralmente é complementar a mudanças do estilo de vida, exercícios físicos e dieta. Porém, algumas doenças podem causar esteatose e será necessário tratá-las também. Procure um hepatologista para seu diagnóstico. Boa sorte!
-
Não existe tratamento medicamentoso específico para esteatose hepática, mas alguns medicamentos podem ser usados de forma "off label" de acordo com o estágio da doença que o paciente se encontra. Porém, o principal tratamento consiste em mudanças no estilo de vida e perda de peso, incluindo alimentação saudável e atividade física. Marque consulta com o hepatologista para uma avaliação adequada.






