Hepatologia - Perguntas respondidas
-
Sem dúvida! O mais cedo possível. Na cirrose, a prevenção de complicações pode salvar a vida do paciente!
-
A Gama GT (Gamaglutamiltransferase) é uma enzima do fígado responsável pela metabolização de álcool e medicamentos, logo sua elevação mais frequentemente está relacionada a ingesta de bebidas alcoólicas e uso de medicamentos. Outras doenças podem elevar a Gama GT como gordura no fígado (Esteatose), hepatites e obstrução na via biliar por cálculos ou tumores. Sugiro procurar o seu médico e continuar investigando a causa da elevação, pois isto pode estar relacionado a alguma doença grave no fígado, podendo até mesmo evoluir para uma cirrose no futuro, caso não seja identificada e tratada.
-
Olá, bom dia, o transplante de fígado está indicado para todo paciente com cirrose descompensada, ou seja, com sintomas de falência do fígado. O hepatologista pode te ajudar a saber se já está indicado no seu caso e se existem contraindicações específicas. Abraço.
-
Oriento procurar um gastroenterologista e fazer uma investigação detalhada de diarréia crônica.
Dr. João Paulo Cândido BarbosaGastroenterologiaEndoscopia DigestivaEndoscopia DigestivaFortaleza / CESolicitar agenda
-
Não é comum patologias do fígado causarem dor, exceto em casos de hepatite aguda (sintomas agudos e geralmente associados a febre) ou lesões tumorais hepáticas já em estágio avançado. Se a dor for intensa e intermitente, tem que descartar colelitíase ("pedra na vesícula"), ou se a dor for leve e frequente pode estar associada à esteatose hepática ("gordura no fígado). Nessa região também localiza-se a flexura hepática do cólon (intestino grosso), onde frequentemente ocorre acúmulo de gases gerando dor no local; este acúmulo de gases pode ser secundário a intolerâncias alimentares, doenças funcionais, diverticulose, entre outros. Ou seja, existem inúmeras possibilidades, o ideal é consultar com um especialista que irá fazer uma melhor avaliação da dor e solicitar os exames pertinentes.



