Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
É importante ter sempre em mente que deve-se tratar o paciente e não o exame. Muitas vezes o eletroencefalograma mostra pequenas alterações sem significado clínico e às vezes pacientes com crises convulsivas apresentam eletroencefalogramas normais. Já falavam os antigos médicos de família: a Clínica é sempre soberana.
-
Uma criança que aos 3 anos ainda não desenvolveu a fala não é normal e necessita ser avaliada do ponto de vista neurológico, com exames de imagem, de laboratório e clínico para se avaliar a situação e iniciar-se o mais rapidamente possível o tratamento e em geral também a reabilitação fonoaudiológica e geral.
-
Existem muitas causas possíveis de dor de cabeça nesta idade, podem ser emocionais (grande parte delas), devidas a um problema oftalmológico, a um problema de sinusite ou a um problema neurológico. Apenas com mais informações pode-se dar um palpite mais rigoroso a respeito. Procurar inicialmente um otorrino, principalmente se seu filho apresenta dores na face ou nariz entupido, pode ser uma boa ideia.