Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Sua pergunta é bastante genérica.
Inicialmente, é preciso entender que genética não é necessariamente destino.
Genética predispõe, mas nem sempre determina doença.
Erros genéticos só se manifestam em 'ambiente propício', isto é, só se manifestam se o organismo oferecer condições adversas para tal.
Boa nutrição e atividade física inibem as manifestações de origem genética.
Assim, a melhor via de tratamento é a medicina ortomolecular, tão mais eficaz quanto mais precocemente adotada, porque perdas visuais tendem a se acentuar, e perdas já estabelecidas são, não raro, irreversíveis.
V. Johnson, médico, Campinas
= = =
-
Sim, normalmente. O glaucoma, na maioria das vezes, não impedirá uso de óculos (na maioria dos tipos de glaucoma), entretanto, para realizar o exame de refratometria (medir o grau necessário em cada olho) é necessário que as condições do olho estejam o mais estáveis possíveis, como a pressão intraocular, para que o exame seja adequado. Assim, se houver benefício visual com uso de óculos, os mesmos podem ser usados sem restrições relacionadas à doença.
-
Se não houver mais nenhuma alteração ou história de doenças oculares, essa pressão intraocular é considerada normal. Mas atenção, apenas esse dado isoladamente não revela o restante do seu exame e condição de seus olhos. É preferível que faça sua avaliação oftalmológica completa para julgar melhor se esse resultado é satisfatório para seu caso específico.