Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Pterígio nada mais é do que uma defesa natural contra agressões repetidas contra os olhos. É como um 'escudo' que os protege contra sol, calor, vento, poeira, fumaça, vapores, exalações químicas, secura ou ainda pela recusa de óculos corretivos quando deles se necessita.
A despeito de ser uma defesa, o pterígio é indesejável - não só pelo aspecto inestético, mas também porque pode induzir ou acentuar 'grau' e, quando extenso, até mesmo obstruir a pupila (buraco central por onde a luz penetra no olho).
A solução é cirúrgica. Mas é importante compreender que se, após a cirurgia, as mesmas agressões se repetirem, o pterígio recidivará (voltará) - não raro ainda mais agressivo. Ideal, portanto, é evitar os fatores agressores que lhe dão origem, isto é, evitar as agressões mencionadas e usar de fato os óculos, quando indicados.
-
Só um exame oftalmológico completo poderá esclarecer o diagnóstico, que passa por algumas hipóteses: problema de refração, catarata, olho seco dentre outros. Quanto a esses "bichinhos" que você percebe, isso é muito comum na terceira idade e são devido à liquefação e degeneração do humor vítreo (uma espécie de gel existente no fundo do olho), sendo de ocorrência normal, na maioria das vezes, não trazendo riscos à visão.