Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia. Existem várias patologias oftalmológicas e de outras especialidades que podem causar dor ocular. Marque uma avaliação.
-
Bom dia! Dor nos olhos nunca pode ser considerada normal. Há inúmeras condições que podem causar dor/desconforto ocular, algumas potencialmente graves. Sendo assim, procure seu médico oftalmologista de confiança para realizar um exame oftalmológico completo e descobrir a causa das dores nos olhos.
-
Nosso corpo é todo nutrido por vasos (ARTÉRIAS e VEIAS por onde corre sangue). Sendo o olho transparente, pelo exame do fundo-de-olho é possível ver os vasos da retina. Como a retina é fina (pouca espessura), os vasos que a nutrem se cruzam num mesmo plano ("cruzamentos Artério-Venosos"). Estes cruzamentos podem ser normais ou não, isto é, em alguns casos os vasos se comprimem mutuamente, dificultando a circulação sanguínea. Este, e outros fenômenos vasculares anômalos, são ditos "fenômenos de cruzamentos A-V") - que podem comprometer o funcionamento do órgão.
-
(faltou informar sua idade e sexo)
Dentre os muitos fatores que interferem na visão, você já mencionou um: o DIABETES.
As manifestações do diabetes surgem em função da elevação da GLICEMIA (taxa de açúcar no sangue).
Glicemia anormal afeta o organismo todo - inclusive olhos e visão.
À medida em que a glicemia oscila, oscila também o "grau" dos olhos, donde visão alterada, e, em casos avançados e graves, até mesmo a temida RETINOPATIA DIABÉTICA, prenunciando cegueira irreversível.
O diabetes deve ser tratado vigorosamente - não só por causa dos olhos, mas também pelo organismo todo.
A primeira providência é TRATAR O DIABETES. A seguir, submeter-se a EXAME OFTALMOLÓGICO COMPLETO (exame do fundo-de-olho é essencial, sempre sob "dilatação das pupilas"), porque neste exame se pode avaliar o estado da circulação sanguínea do corpo todo.
VJ, Campinas
= = =
-
No seu caso:
- Óculos proporcionam resultados limitados.
- Córneas finas contraindicam cirurgia refrativa.
- Transplante de córnea é reservado a casos específicos.
- Uma opção seria implante de lente intra-ocular, mas este procedimento é 'irreversível', e portanto só deve ser adotado após cuidadosa avaliação para adoção do procedimento com melhor equilíbrio entre resultados e riscos envolvidos.
À primeira vista, LENTES DE CONTATO seriam a solução. Neste caso (miopia elevada), convém que as lentes sejam RGP (Rígidas Gás-Permeáveis) e não gelatinosas, porque asseguram melhor oxigenação para as córneas (além de serem muito mais duráveis e menos sujeitas a acúmulo de sujeiras e fungos).
A palavra final cabe ao oftalmologista que fizer a avaliação.
= = =