Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
A bolinha amarela que apareceu dentro da sua pálpebra, acompanhada de arranhão, pode ser um calázio. O calázio é uma inflamação causada pela obstrução das glândulas sebáceas da pálpebra (glândulas de Meibômio), o que leva ao surgimento de um nódulo ou bolinha, geralmente indolor e que cresce lentamente. Ele pode aparecer tanto na pálpebra superior quanto na inferior e costuma não ser infeccioso.
 
Outra possibilidade é o terçol, que é uma infecção bacteriana das glândulas na borda da pálpebra, geralmente dolorosa, vermelha e com pus, mas o calázio tende a ser menos doloroso e mais firme.
 
O calázio pode causar desconforto e sensação de arranhão, e a bolinha amarela pode ser o nódulo inflamado ou acúmulo de secreção. É importante não espremer ou manipular a bolinha para evitar infecção ou piora do quadro.
-
Olá, se sua filha teve uma perfuração de córnea e há indicação de cirurgia, então você deve conversar com o especialista em córnea e tirar todas suas dúvidas e medos em relação ao transplante de córnea. O transplante de córnea tem altas taxas de sucesso quando bem indicado e bem executado.
-
Após a cirurgia de catarata, não é recomendado usar lentes de contato imediatamente, pois é fundamental que o olho cicatrize completamente antes de considerar seu uso. O período de cicatrização costuma ser em torno de 30 dias, após os quais, com autorização do oftalmologista, o uso pode ser retomado, desde que seguindo rigorosamente os cuidados adequados, como higiene correta e evitar dormir com as lentes.
 
Além disso, vale destacar que a cirurgia de catarata geralmente envolve a substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular que pode corrigir o grau de visão para longe e/ou perto. Por isso, muitos pacientes não precisam mais usar lentes de contato após a cirurgia, pois a visão já fica corrigida ou com necessidade reduzida de correção adicional.
 
Se ainda houver necessidade de correção visual após a cirurgia, o oftalmologista pode recomendar o uso de óculos ou, em alguns casos, lentes de contato, mas isso será avaliado individualmente conforme a recuperação e o resultado visual.