Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Não. Glaucoma tem controle. Realizamos exames clínicos e complementares para avaliar a progressão do quadro e, caso isto esteja ocorrendo, iniciamos com medicações e em casos mais extremos, cirurgia. Glaucoma é quando há destruição lenta e progressiva das fibras nervosas do olho e, uma vez que se perde uma fibra nervosa, esta não pode mais ser recuperada. Semelhante ao que ocorre com pacientes paraplégicos, que quando apresentam lesão das fibras nervosas da coluna, não voltam mais a andar. O controle do glaucoma tem por objetivo retardar a destruição das fibras nervosas, que podem ocorrer apesar do tratamento, mas de maneira mais lenta.
-
A miopia não se trata, se corrige. A correção pode ser feita com óculos, que neste grau causam aberrações importantes na visão. Outra possibilidade é a correção do grau com lentes de contato. Em relação à correção cirúrgica desse grau, não há possibilidade de cirurgia a laser. No entanto, já está disponível a cirurgia com implante de lentes fácicas ou ICL (implantable collamer lens) que visam corrigir graus tão elevados. Essa cirurgia, por ser mais moderna, ainda é feita por poucos médicos oftalmologistas no Brasil.
-
Vocês estão perdendo um tempo precioso.
ENXAQUECA deriva de fenômenos vasomotores (alternância de dilatação e contração das artérias cerebrais). Quando o fenômeno se estende também às artérias que irrigam o olho, o sangue encontra dificuldade para chegar ao órgão, e órgão sem sangue é exatamente como carro sem gasolina - não funciona (no caso do olho, não enxerga).
É urgente restabelecer o fluxo sanguíneo - ANTES da morte dos nervos responsáveis pela visão (porque neste caso o quadro seria irreversível).
Como medida de emergência, os vasodilatadores sintéticos podem ajudar a curtíssimo prazo.
Para melhores resultados de médio/longo prazo, mais eficazes são os procedimentos ortomoleculares.
Recomendamos procurar URGENTE oftalmologista ORTOMOLECULAR.
V. Johnson, Campinas, SP
= = =