Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Sim, são diagnósticos diferentes.
Os locais de ocorrência são diferentes, mas muitas vezes podem apresentar sinais clínicos semelhantes.
A hérnia cervical pode causar compressão da medula ao nível cervical, podendo além de dor, levar à parestesia (formigamento) ou perda de força no membro superior, dependendo do grau de compressão medular.
O desfiladeiro torácico ocorre pela compressão do plexo braquial (compressão de um conjunto de nervos) ou compressão vascular, já "fora" da coluna cervical e estas compressões podem ser dinâmicas, por compressão muscular, ou estáticas, por compressão por exemplo pela presença de costela cervical.
O diagnóstico da Síndrome do desfiladeiro torácico é de exclusão, devendo ser investigadas antes do diagnóstico conclusivo outras patologias, pois apesar de apresentar algumas vezes, sinais muito semelhantes ao da hérnia cervical, por exemplo, necessita no entanto de tratamento diferente.
-
A cifose em si é um defeito postural chamado de corcunda. Trata-se do aumento da curvatura da coluna dorsal ou torácica. Existem várias causas, a mais comum é a postural no adolescente e a osteoporose nos idosos. Um ortopedista com subespecialidade em coluna deve ser o profissional mais indicado.
-
A irritação do nervo ciático tem várias causas e pode sim melhorar com fisioterapia adequada e medicação. Deve ser direcionada à causa específica.
-
Olá! Antes de falarmos em tratamento, é importante que haja um diagnóstico. Após uma avaliação completa de um bom ortopedista e com o auxílio de exames complementares, a causa da dor deverá ser determinada. Aí sim, dependendo do diagnóstico o tratamento pode ser proposto e quase sempre a fisioterapia contribui muito para a recuperação. Um abraço.
-
Em geral a dor no nervo ciático é causada por uma compressão no nervo na coluna lombar, em geral devido à hérnia discal lombar.
A fisioterapia após o diagnóstico preciso da causa da dor ciática é muito eficaz e pode sim resolver a dor e a parestesia. Na maioria dos casos, resolve-se a dor ciática com fisioterapia e medicações, se for uma hérnia, por exemplo, a hérnia continuara lá, mas sem causar sintomas.
-
O médico indicado seria um ortopedista especialista em coluna ou um neurologista.




