Doutor Responde
Login

Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas

Meu marido ronca muito, durante o dia sente um incômodo na garganta. O que poderia ser?
  • Este incômodo na garganta (faringe) pela manhã parece ser a consequência do trauma, da vibração, do próprio ronco sobre os tecidos da faringe. O ronco pode ter várias causas (e diversos tratamentos) e pode estar associado à apnéia (pausas na respiração), o que torna ainda mais grave o problema. Não basta mandar o marido para outro quarto, mande-o procurar um especialista! Ele precisa de um exame físico adequado e uma polissonografia para esclarecer a situação.

    0
    Dr. Fernando César Mariano
    Dr. Fernando César Mariano
    Otorrinolaringologia
    Medicina do Sono
    Curitiba / PR
    Solicitar agenda
Olá, há uma semana meu ouvido direito começou a tampar... Apliquei cerumin, melhorou um pouco, mas não resolveu. Agora dói na parte externa quando encosto, talvez porque mexi muito com o dedo... O que faço? Será que está inflamado? Lavagem resolve?
  • Olá, pode ser que ainda haja cera e pode ser que esteja inflamado pela manipulação. Em alguns casos ocorre infecção e necessidade de usar antibióticos...
    Procure um otorrino para avaliar seu quadro e poder tratá-lo de maneira adequada!

    0
    Drª. Carolina Brotto de Azevedo
    Drª. Carolina Brotto de Azevedo
    Otorrinolaringologia
    Ribeirão Preto / SP
    Marcar consulta
Por quanto tempo é aconselhável a utilização de antibiótico para aliviar os efeitos da adenoidite em criança de 4 anos?
  • Todo quadro infeccioso bacteriano de vias áreas superiores o tratamento com antibióticos é recomendado que se faça entre 10 a 14 dias, claro que a depender da gravidade e da resposta satisfatória ou não isso tenha que ser adequado a cada caso.

    0
    Dr. Yuri Oliveira de Carvalho
    Dr. Yuri Oliveira de Carvalho
    Otorrinolaringologia
    Salvador / BA
    Solicitar agenda
Ronco muito. O que fazer?
  • São várias as causas para uma pessoa roncar - desde aumento do peso, alterações no esqueleto da face (mandíbula / maxila), amígdalas grandes que ocupam espaço na faringe, entre outros. O ronco frequente (na maioria das noites da semana) está errado e é prejudicial à saúde. Além de poder estar associado às pausas na respiração (apnéias) que comprometem a oxigenação do organismo. Procure um especialista: existem profissionais com dedicação para a área de Medicina do Sono.

    0
    Dr. Fernando César Mariano
    Dr. Fernando César Mariano
    Otorrinolaringologia
    Medicina do Sono
    Curitiba / PR
    Solicitar agenda
Meu filho tem apenas 40 dias e está com a respiração ofegante. Estou preocupado e os pediatras não conseguem dizer o que ele tem e nem dar uma solução para o caso. Gostaria de saber o que fazer e o que pode ser.
  • Existem algumas alterações de nascença que podem cursar com desconforto respiratório nesta faixa etária.
    A mais comum é a chamada laringomalácia, em que o arcabouço da laringe é muito frágil e acaba colabando na inspiração. Dependendo do grau pode ter tratamento conservador (aguardar que costuma melhorar com o tempo) ou até cirúrgico. O ideal seria uma avaliação do otorrinolaringologista para verificar vários sinais que influenciariam muito no diagnóstico e tratamento.

    0
    Dr. Giovanni Paolo Seroni
    Dr. Giovanni Paolo Seroni
    Otorrinolaringologia
    Sinop / MT
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.