Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Este incômodo na garganta (faringe) pela manhã parece ser a consequência do trauma, da vibração, do próprio ronco sobre os tecidos da faringe. O ronco pode ter várias causas (e diversos tratamentos) e pode estar associado à apnéia (pausas na respiração), o que torna ainda mais grave o problema. Não basta mandar o marido para outro quarto, mande-o procurar um especialista! Ele precisa de um exame físico adequado e uma polissonografia para esclarecer a situação.
-
Olá, pode ser que ainda haja cera e pode ser que esteja inflamado pela manipulação. Em alguns casos ocorre infecção e necessidade de usar antibióticos...
Procure um otorrino para avaliar seu quadro e poder tratá-lo de maneira adequada!
-
São várias as causas para uma pessoa roncar - desde aumento do peso, alterações no esqueleto da face (mandíbula / maxila), amígdalas grandes que ocupam espaço na faringe, entre outros. O ronco frequente (na maioria das noites da semana) está errado e é prejudicial à saúde. Além de poder estar associado às pausas na respiração (apnéias) que comprometem a oxigenação do organismo. Procure um especialista: existem profissionais com dedicação para a área de Medicina do Sono.
-
Existem algumas alterações de nascença que podem cursar com desconforto respiratório nesta faixa etária.
A mais comum é a chamada laringomalácia, em que o arcabouço da laringe é muito frágil e acaba colabando na inspiração. Dependendo do grau pode ter tratamento conservador (aguardar que costuma melhorar com o tempo) ou até cirúrgico. O ideal seria uma avaliação do otorrinolaringologista para verificar vários sinais que influenciariam muito no diagnóstico e tratamento.