Doutor Responde
Login

Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas

Boa noite, meus ouvidos entopem com cera. O que devo fazer para não criar tanta cera?
  • A quantidade de cerume produzida é individual, existem pessoas que produzem mais, outras menos. Porém existem outros fatores que facilitam o acúmulo, por exemplo, um conduto auditivo ou meato acústico externo estreitos ("entrada e canal do ouvido") dificultam a saída do cerume e ele acaba acumulando.

    O uso de plugs, aparelhos auditivos ou fones de ouvido vão empurrando a cera que está para sair de volta para o ouvido, compactando-a e facilitando a formação de rolha.

    O uso de cotonete é controverso, se houver acúmulo de cera e a pessoa usar o cotonete, vai agravar o quadro pois não irá remover a cera, só irá fazer como um pilão, compactando-a ainda mais. Porém, se o ouvido estiver com pouca cera e a pessoa souber usar corretamente (introduzir com cuidado até certa profundidade e tirar circundando o conduto) e com certa frequência o cotonete, não irá ocorrer acúmulo. Porém por ser uma minoria das pessoas que sabem como fazê-lo corretamente e ainda assim há risco de se machucar, será difícil ver um otorrino recomendando o uso do mesmo.

    Uma opção menos arriscada é fazer o uso de gotas que dissolvem a cera semanalmente para evitar seu acúmulo.

    Caso seu ouvido já esteja entupido, faça o uso dessas gotas (cerumin), 3 gotas, 3 vezes ao dia, de preferência morno, por 3 a 5 dias no mínimo antes de visitar o seu otorrino, pois facilita a remoção em consultório.

    Espero ter esclarecido sua dúvida.

    Grande abraço.

    13
    Dr. Guilherme Cabrini Scheibel
    Dr. Guilherme Cabrini Scheibel
    Otorrinolaringologia
    Maringá / PR
    Solicitar agenda
  • Alguns fatores podem estimular a produção de cera como certos xampus, estresse, uso diário do cotonete ou eczema do conduto auditivo. A cera é uma proteção natural, não leva a problemas permanentes!

    3
    Dr. Jorge Evandro Correia Filho
    Dr. Jorge Evandro Correia Filho
    Otorrinolaringologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
  • A principal recomendação para se evitar o acúmulo frequente de cera é não usar cotonetes. No entanto, algumas pessoas com pele mais oleosa podem ter maior produção de cera e maior facilidade para que esse problema ocorra.

    0
    Dr. Hugo Valter Lisboa Ramos
    Dr. Hugo Valter Lisboa Ramos
    Otorrinolaringologia
    Goiânia / GO
    Solicitar agenda
Tive uma gripe forte e agora falo fanhosa, meu nariz fica sempre trancado. O que fazer?
  • O indicado é você passar em consulta, pois talvez seja interessante fazer um exame de vídeo para ver as suas pregas vocais e ver a cavidade nasal, ver se curou totalmente da gripe. A partir do exame, podemos fechar um diagnóstico e te indicar um tratamento adequado.

    14
    Drª. Ana Taise Meurer
    Drª. Ana Taise Meurer
    Otorrinolaringologia
    Aracaju / SE
    Solicitar agenda
Minha filha tem 6 anos e tem apresentado quadros de sinusite com muita dor de cabeça frontal, melhora só com antibiótico! A mesma já foi diagnosticada com asma, mas recebeu alta das Bombinhas diárias em janeiro! O que fazer?
  • Bom dia, casos de sinusite recorrentes nessa faixa etária precisam de um diagnóstico anatômico, ou seja, investigar tamanho de adenoides e cornetos. Leve a um Otorrino para o correto diagnóstico, pois uso de antibióticos frequentes não trata a causa. Estimo melhoras para ela !

    11
    Dr. Arnaldo Tamiso
    Dr. Arnaldo Tamiso
    Medicina do Sono
    Otorrinolaringologia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Olá, bom dia! Minha mãe está com uma inflamação constante no ouvido, já fez tratamento e o médico informou que se trata de uma otite crônica, tem tratamento?
  • Olá, tem sim! A otite média crônica é subdividida em alguns grupos e é preciso identificá-los para sugerir o tratamento.

    11
    Dr. Lucas Sol da Costa
    Dr. Lucas Sol da Costa
    Otorrinolaringologia
    Itaobim / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.