Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia, o correto será realizar uma consulta presencial, pois, quaisquer aumentos de volume devem ser analisados pelo médico assistente. Porém, pela sua descrição, pode se tratar de cisto sebáceo. Cistos sebáceos são indolores, aumentam progressivamente e possuem secreção com odor desagradável quando se rompem. Nesse caso, após confirmar o diagnóstico, deve ser removido. Esse procedimento é muito simples e de recuperação muito rápida.
-
Depósitos de alimentos nas criptas amigdalianas, denominados cáseos ou caseum, podem produzir a sensação de corpo estranho e geralmente são acompanhados de halitose (mau hálito). Quando o acúmulo é excessivo e o desconforto intenso, em alguns casos, indica-se amigdalectomia após a avaliação do risco/benefício.
-
Boa noite!
Inicialmente, você deverá procurar um médico otorrinolaringologista para fazer um exame completo da região nasal e da garganta, incluindo um exame de videolaringoscopia ou, quando necessário, vídeolaringoestroboscopia. De acordo com a alteração encontrada, você será encaminhado para o fonoaudiólogo para as devidas terapias. Um abraço.
-
Sugiro um otorrinolaringologista para identificar a causa e o médico que determinará se é um caso para fonoaudiologia, ok?
-
Bom dia!
No caso do exame clínico dos ouvidos estar normal, você precisaria investigar disfunção da tuba auditiva, que pode estar relacionada aos resfriados, rinites, sinusites e outras doenças do nariz. Nestes casos é necessário realizar uma audiometria e impedanciometria, além de uma nasofibroscopia.
Outra causa frequente também são os distúrbios da articulação temporo-mandibular, onde a mandíbula se encaixa próxima às orelhas. Estas últimas são tratadas pelo dentista buco maxilo facial.
Atenciosamente.