Psiquiatria da Infância e Adolescência - Perguntas respondidas
-
Procure um psiquiatra com experiência em crianças, para fazer o diagnóstico e orientar o tratamento. Provavelmente, ela precisará de atendimento multiprofissional (psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional - e, talvez fonoaudiólogo, psicopedagogo e fisioterapeuta), dependendo do diagnóstico.
-
Deve procurar consultas em vários lugares, até achar algum que ofereça vagas. As assistentes sociais de postos de saúde frequentemente têm listas de locais que oferecem tratamento e os contatos desses locais, de modo a facilitar que encontre uma vaga.
-
Procure um psiquiatra para avaliar se está desenvolvendo uma depressão e se a ansiedade requer tratamento.
-
Procure um(a) psiquiatra. Há muitas causas diferentes para este tipo de comportamento e é importante descobri-las, para adotar a melhor conduta. Há casos em que medicações ajudam, mas muitas vezes a indicação é de psicoterapia e, no caso de crianças e adolescentes, muitas vezes há necessidade de envolver também a família, no tratamento.
-
Você deve ir ao psiquiatra ao qual ela foi encaminhada. Pessoas que passaram por abuso podem mesmo mudar de comportamento e isto precisa ser avaliado por um psiquiatra.