Quais são os sintomas da psicose?
-
Delírio, que significa ideias ou convicções que não são verdadeiras e não se pode convencer o paciente do contrário; alucinações; agressividade; agitação psicomotora; dentre outros sintomas. Na suspeita de psicose, deve-se levar o paciente para uma avaliação com psiquiatra o mais rápido possível!
-
Psicose é todo quadro em que a pessoa perde algum aspecto de seu vínculo com a realidade: pode envolver delírios, alucinações ou, por vezes, ela se manifesta apenas através de comportamentos bizarros ou um pensamento muito desconexo.
Delírios - a pessoa pensa que está sendo perseguida; que há um complô contra ela; que as pessoas na rua sabem o que ela pensa; que ela é especial, escolhida por Deus ou mesmo o próprio Deus. Há muitos tipos de delírio e a característica comum a todos eles é que estes pensamentos não cedem à argumentação - por mais que se explique e se dê provas ao contrário, a pessoa continua acreditando neles.
Alucinações - podem ser a visualização de objetos ou seres que não estão lá, na realidade. Entretanto, geralmente, são alucinações auditivas ou seja, a pessoa ouve vozes que lhe dão ordens, comentam seus atos, conversam entre si, dão conselhos etc.
Comportamentos bizarros - a pessoa tira as roupas, assume posturas desconfortáveis nas quais permanece por longos períodos, de modo inadequado e fora do contexto; movimentos repetitivos e complexos sem que a pessoa perceba que eles são inadequados, despropositados; risos imotivados.
Estão entre os quadros psicóticos as esquizofrenias, o transtorno esquizo-afetivo, a depressão psicótica, o transtorno bipolar psicótico, o transtorno delirante, o transtorno esquizofreniforme e, ainda, alguns outros quadros que não são classificados.
Qualquer pessoa com suspeita de quadro psicótico deve ser avaliada por um psiquiatra pois, em geral, o quadro não desaparece sozinho ou, quando desaparece, tende a voltar, quando não tratado.