Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Não existe este termo pedófilo-doente. Todo pedófilo tem problemas emocionais e psicológicos que precisam ser administrados e resolvidos a partir de psicoterapia, individual e em grupo, além do uso de remédios psicotrópicos específicos. Os pedófilos costumam ter culpa ou arrependimento, exceto aqueles com transtorno de personalidade antissocial ou psicopatia.
-
Sim, quando a pessoa não tem concomitantemente traços de personalidade antissocial (fria de emoções), frequentemente o sentimento de culpa é intenso. Há casos até de auto-mutilação em função destes sentimentos de culpa.
 
É interessante, também, que a questão da condenação à pedofilia é em parte cultural, dado que há culturas em que não é/era proibida a relação sexual com crianças.
-
A fibromialgia por si só constitui um transtorno psiquiátrico, apesar de que muitas doenças para as quais não se achava causas "físicas" (i.e., não psiquiátricas), no passado, passaram para a esfera da clínica médica, a partir do momento em que estas causas foram determinadas.
 
Não há conhecimento da origem da fibromialgia, sendo uma das hipóteses a presença de uma sensibilidade dolorosa exagerada a certos estímulos, ausente nas pessoas normais.
 
Por outro lado se sabe que a depressão e a ansiedade podem, justamente, aumentar a sensibilidade à dor, de modo que se a pessoa estiver com um destes transtornos e ele for tratado, é possível que a dor da fibromialgia melhore muito ou mesmo desapareça.
 
Finalmente, antidepressivos estão entre os principais tratamentos da fibromialgia.
 
Entretanto, você não deixa claro se tem mesmo um diagnóstico cuidadoso de fibromialgia ou se é você que está supondo a sua existência, inclusive comentando que é decorrente de depressão profunda - sendo que fibromialga não é consequência de depressão, apenas pode piorar com ela.
 
Assim, deve consultar um psiquiatra para avaliar seus supostos transtornos psiquiátricos (depressão e ansiedade) e tratá-los. É possível que ele mesmo trate a fibromialgia mas, se não for o caso, após ou durante o tratamento da depressão e da ansiedade, pode também consultar um reumatologista.
-
Desculpe, mas você precisaria explicar melhor do que se trata?
 
O que está chamando de "surto"?
 
Até onde sei, não existe nenhuma medicação chamada "diapiana".
 
Escitalopram é uma medicação do grupo dos inibidores seletivos de recaptura de serotonina e é usada na depressão e vários transtornos de ansiedade.
-
Não se sabe exatamente o que causa a psoríase. Ela aparece quando há uma produção excessiva de células jovens, na pele, que vão sendo levadas à superfície e não têm tempo de se recobrir adequadamente com uma camada protetora de queratina. Consequentemente, elas tendem a se acumular e, posteriormente, descamar. Por vezes, as pessoas relatam prurido. É possível que o problema seja desencadeado por alterações na atividade das células T, relacionadas às defesas imunológicas do organismo mas, por sua vez, não se sabe o que leva ao mau funcionamento da atividade destas células.
A psoríase recidiva na forma de crises, que podem ser desencadeadas por doenças, traumas físicos e também estresse psicológico, mas não é uma doença psiquiátrica. Entretanto, como ocorre em outras doenças crônicas, a presença concomitante de transtornos psiquiátricos aumenta.
-
O tratamento do Transtorno do Pânico, a enfermidade geralmente envolvida nos ataques de pânico, exige dedicação e paciência por parte do paciente - e dos profissionais! (Não basta se afastar do trabalho ou ainda "evitar" situações desencadeadoras, ainda que isto possa ser útil, por algum tempo). O consenso científico, na atualidade, é de que se deve associar tratamento psicofarmacológico - com Psiquiatra- com medicamentos adequados E NAS DOSES ADEQUADAS! - com Psicoterapia - preferencialmente na modalidade TCC (Terapia Cognitivo Comportamental). Espero ter ajudado.