Neurocirurgiões em Ribeirão Preto/SP do convênio Reembolsos especialistas em hidrocefalia:
- PARTICULAR
- Reembolsos
- PARTICULAR
- CASSI
- saude Bradesco
- Ver todos os 6 convênios
- ENTRE OUTROS
- CABESP
- Bradesco(Reembolso)
- PARTICULAR
- Atendimento Particular
- Reembolsos
- Ver todos os 4 convênios
- Bradesco(Reembolso)
Neurocin - Centro Integrado de Neurocirurgia (visualizar no mapa)Avenida Presidente Vargas, até 489 - lado ímpar, 2001 - salas 85 e 86Jardim América - Ribeirão Preto/SPClínica Civil (visualizar no mapa)Rua Tenente Catão Roxo, de 1100/1101 ao fim, 2701Vila Monte Alegre - Ribeirão Preto/SP(16) 9977... mostrar número(16) 3963... mostrar númeroInstituto Amato (visualizar no mapa)Avenida Brasil, 2283Jardim America - São Paulo/SP(11) 5053... mostrar número
-
Existem pesquisas de células tronco para várias situações patológicas em medicina, porém, no caso da hidrocefalia, ainda não há nada de útil e avançado neste sentido. O que temos hoje é tratamento por neuroendoscopia e derivação ventriculoperitoneal no mundo inteiro como tratamento realmente efetivo. Deus abençoe!
-
Existem pesquisas experimentais em hidrocefalia fetal (quando o feto ainda está no útero materno). Esses experimentos ainda não apresentam trabalhos científicos que comprovem sua eficiência. No caso de crianças recém-nascidas e crianças maiores o tratamento preconizado ainda é neuro-endoscopia, derivação ventrículo-peritonial e mais modernamente, neuro-navegação. Neuro-endoscopia e neuro-navegação utilizam métodos modernos de endoscopia. Na derivação ventrículo-peritonial é implantado um sistema com válvula e cateteres para drenar o excedente líquido do sistema ventricular para o peritônio (barriga), sendo eliminado pela urina.
-
Bom dia.
Atualmente não existe indicação formal do tratamento da hidrocefalia com o uso de células tronco.
O tratamento é estabelecido conforme a causa e classificação da hidrocefalia.
Nas hidrocefalias obstrutivas pode ser utilizado como tratamento de primeira linha a neuroendoscopia (terceiroventriculostomia neuroendoscópica) em que não é necessário o uso de prótese que permaneça no corpo do paciente.
Nas hidrocefalias comunicantes, o tratamento de escolha é a colocação do shunt (Derivação ventrículo peritoneal). Nessa modalidade de tratamento o paciente necessita do uso de um cateter que conecta uma cavidade existente no interior do cérebro à cavidade peritoneal. Infelizmente, nesses casos essa prótese permanece no corpo do paciente. Nessa segunda modalidade de tratamento há um risco maior de complicações tais como: infecções, obstruções, síndrome do ventrículo em fenda, formação de cisto intraperitoneal etc.
Raramente a hidrocefalia decorre de tumores produtores de líquor como é o caso do papiloma do plexo corióideo. Nesse caso o paciente necessita de tratamento neurocirúrgico.
-
O tratamento cirúrgico da hidrocefalia, desde que as condições clínicas do bebê estejam em ordem, pode ser realizado logo após os primeiros dias do nascimento. Próximo de dois meses de vida, o neurocirurgião deve ser consultado a fim de programar o procedimento cirúrgico a fim de proporcionar boa evolução do desenvolvimento neurológico da criança. Felicidades. Fique com Deus.






