Bom dia! Pessoa de 47 anos com derrame pleural (água nos pulmões) já foi submetida a retiradas de líquidos, duas vezes no mês, o que fazer? Possível "colagem"?

  • É possível fazer a colagem da pleura (procedimento chamado pleurodese), mas esse tratamento depende muito do diagnóstico do derrame, ou seja, da definição da sua causa. Várias doenças podem causar derrame pleural e algumas delas, quando tratadas adequadamente, podem fazer desaparecer o derrame. Outras são mais difíceis de tratar e nessas, especificamente, a colagem da pleura é uma opção.

    • Dr. Jorge Miguel Psillakis
    Dr. Rui Haddad
    Cirurgia Torácica
    Rio de Janeiro / RJ
  • Isto não é Hiperhidrose é derrame pleural que deve ser secundário de alguma causa. Corrigindo a causa, o derrame desaparece. Procurar um Pneumologista.

    Dr. Jorge Miguel Psillakis
    Cirurgia Plástica