QUAL A MELHOR MEDICAÇÃO PARA HIPOCALCEMIA SEVERA?

  • Adota-se, atualmente, que a elevação de cálcio até 12mg/dl corresponde a uma alteração leve, cuja avaliação deve ser feita em ambulatório. Níveis de cálcio plasmático entre 12-14mg/dl configura uma elevação moderada de cálcio, que não está associada a
    manifestações clínicas de hipercalcemia grave, não configura urgência médica. Enquanto isto, níveis plasmáticos de cálcio acima de 14mg/dl correspondem à hipercalcemia grave, que se associa a um quadro amplo de manifestações clínicas, algumas das quais,
    como poliúria e vômitos tendem a manter ou, pior, aumentar a concentração de cálcio circulante, levando o paciente a uma piora progressiva de seu estado geral. Tal situação configura, em geral, uma urgência médica e o seu pronto reconhecimento e tratamento implicam em redução acentuada de morbimortalidade. O tratamento deve ser acorde à etiologia ou causa. Como em outras situações clínicas, o tratamento de hipercalcemia é direcionado principalmente para os pacientes sintomáticos, mas, neste caso, o nível plasmático de cálcio é um importante balizador da necessidade de ministração de tratamento. Pacientes com elevação discreta de cálcio, nível inferior a 12 mg/dl, usualmente são assintomáticos e não se beneficiam de terapêutica de redução de calcemia. No paciente com níveis de cálcio plasmático entre 12-14 mg/dl, o tratamento deve ser instituído, caso haja a presença de sinais e/ou sintomas de hipercalcemia. Enquanto isso, níveis de cálcio acima de 14mg/dl, confirmados, indicam a necessidade de instituição imediata de tratamento.

    Drª. Edneia Tayt Sohn Martuchelli Moco
    Clínica Médica
    Teresópolis / RJ
  • Deve ser problemas nas paratireoides, fazer dosagem de paratormônio (PTH), se tiver baixo é só repor que o cálcio normaliza.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • Devemos avaliar qual a causa da hipocalcemia para traçar a melhor estratégia terapêutica, mas sendo grave a hipocalcemia, a reposição do cálcio deverá ser endovenosa, além do colecalciferol e calcitriol oral. Devemos também dosar o magnésio, pois a falta dele pode atrapalhar o tratamento.

    Drª. Rafaela Norbim Barcelos
    Endocrinologia E Metabologia
    Clínica Médica
    Linhares / ES