Meu filho, há mais de um ano, tem uma tosse alérgica dando um cansaço intenso, só à noite. Passa só com uso de nebulização com betrotec e atrovent. O que eu faço?

  • É possível que seu filho seja atópico. É genético, de famílias alérgicas, que normalmente apresentam dermatites, rinites e bronquites. A tendência é sarar com o tempo, geralmente na puberdade. Quanto menos medicamento usar, mais rápido o organismo se acostuma e a cura vem mais cedo. Natação e exercícios melhoram a condição respiratória. Muitas pessoas atópicas também apresentam sensibilidade ao leite de vaca e derivados. Suspender esta alimentação ajuda. Dr. Claudio

    Dr. Claudio Joaquim Sampaio Tonello
    Dermatologia
    Bauru / SP
  • Tosse noturna com cansaço geralmente denota a possibilidade de bronquite (ainda mais quando melhora com broncodilatador - nebulização), e esta pode ser alérgica ou não. Quando provocada por infecções virais e resfriados (nas crianças pequenas é muito comum) podem melhorar com o crescimento do paciente, geralmente por volta dos 5 anos de idade. É a famosa bronquite que cura espontaneamente ou com aquela "simpatia da vizinha". Quando alérgica, com testes positivos, já fica mais difícil de curar espontaneamente. Pode melhorar ou até desaparecer, mas persistir na forma de rinite alérgica ou outra alergia. Neste caso, o tratamento deve ser orientado por especialista com competência para reconhecer e tratar o paciente da forma adequada.

    Dr. Silvio Figueiredo Lima Filho
    Alergia E Imunologia
    Alergia E Imunologia Pediátrica
    Rio de Janeiro / RJ