Olá, eu tenho tosse, falta de ar e sinto como se meu pulmão estivesse inchado no momento da tosse. O que pode ser?

  • A tosse é uma manifestação clínica e não uma doença. Não adianta tratar somente a tosse sem descobrir qual é a doença e suas causas. Existem mais de 40 causas a serem investigadas como asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar, refluxo gastroesofágico, sinusite, rinite alérgica, vírus, bactérias, fungos, nódulos ou tumores no aparelho respiratório e gastrointestinal, laringites, faringites, estresse entre outras. Deverá procurar um especialista em alergia ou um pneumologista ou um clínico experiente de sua cidade ou região para investigar com mais detalhes a história clínica e solicitar alguns exames como tomografias de face e de tórax, ultrassonografia abdominal e cervical anterior (tireoide), espirometria, endoscopia digestiva alta, pHmetria esofageana 24h, testes alérgicos para inalantes do ar, plestimografia, fibronasolaringoscopia.

    Dr. Roberto Magalhães de Souza Lima
    Alergia E Imunologia
    Belo Horizonte / MG