Tenho mastocitose sistêmica e vou ter que passar por uma cirurgia, como deve proceder? Estou muito insegura em relação à anestesia e medicamentos.

  • Olá, é mesmo necessário que se tenham cuidados especiais no seu caso. Primeiramente, converse com o médico que trata sua mastocitose. Além disso, ao conversar com o cirurgião e com o anestesista, relate que tem esta doença e peça para que chequem as medicações a serem usadas. Deve-se evitar: aspirina, opiáceos (morfina), polimixina B, tiamina, d-tubocurarina, papaverina, quinina, AINES, simpaticomiméticos, radiocontrastes iodados, dextran EV. Deve-se evitar também expor a temperaturas muito quentes ou muito frias e estar atento que o stress cirúrgico pode desencadear uma crise. Atente-se que são recomendações do que se deve evitar, não são contraindicações absolutas (ou seja, se as medicações forem indispensáveis, a critério de quem as for prescrever, você pode recebê-las, sendo orientada a como proceder em caso de crise). Espero ter ajudado. Abraço.

  • Tem que ser relatado ao cirurgião e anestesista.
    Aconselho marcar com um alergista para avaliação e orientações.

    Drª. Cristina Amino Watanabe
    Alergia e Imunologia