Meu bebê é recém-nascido e está com hérnia, necessita fazer a cirurgia agora?

  • Depende do exame físico. Se for uma hérnia umbilical, a tendência é um tratamento conservador até os quatro anos de vida, após esse período o cirurgião avalia se ainda existe a hérnia, indicando ou não a cirurgia. Já a hérnia inguinal no bebê tem grande chance de acontecer um encarceramento, ou seja, do intestino entrar e não sair facilmente, e com isso sofrer agudamente, necessitando de cirurgia de urgência, e em alguns casos até perdendo uma parte do intestino. Por isso, sempre há a indicação de fazer a cirurgia o mais cedo possível.

    Drª. Carla Silva dos Santos
    Cirurgia Pediátrica
    Rio de Janeiro / RJ
  • Bom dia.

    Inicialmente, importante ressaltar que o exame clínico deve ser um ato insubstituível do ato médico. Assim, qualquer resposta deverá se basear, para ser exata, na consulta presencial.

    No caso em tela, se falando de hérnia umbilical, a tendência é ser mais conservador em um primeiro momento. Mas, se for hérnia inguinal, o risco de encarceramento intestinal exige uma medida mais invasiva (cirurgia).

    Dr. Marcelo Torrente Silva
    Cirurgia Pediátrica
    Araras / SP
  • Sim, de imediato. O risco de encarceramento (emergência) é grande.

    Dr. Paulo Cesar da Costa Monteiro
    Cirurgia Pediátrica
    Rio de Janeiro / RJ