Meu bebe vai fazer 2 meses daqui há 5 dias e está com uma hérnia inguinal. O que devo fazer?! Essa cirurgia tem algum risco?

  • Toda hérnia inguinal na criança precisa de cirurgia. A cirurgia deve ser realizada assim que possível.

    A hérnia inguinal é uma comunicação da barriga com a região do saquinho do bebê. Por essa comunicação pode passar um pedaço do intestino. Se o intestino fica preso no orifício da hérnia podem surgir complicações para o bebê. Essas complicações incluem encarceramento (quando está apenas preso e não consegue retornar a cavidade) ou estrangulamento (quando falta sangue para o intestino, mais grave).

    Não é porque seu filho tem hérnia que ele terá alguma dessas complicações (a maioria não tem). Porém, sempre operamos a criança o mais rápido possível, para evitar que uma delas ocorra, ok?

    Fique atenta aos sinais de complicação:
    - presença abaulamento na virilha, endurecido, avermelhado e quente, que você não consegue colocar pra dentro da barriga novamente
    - bebê muito irritado, chorando muito
    - barriga inchada
    - vômitos e parada de evacuações
    Na presença desses sintomas procure um pronto-socorro imediatamente para ter certeza de que está tudo bem.

    Drª. Catharina Somerlate Franco Tomich
    Cirurgia Pediátrica
    Uberlândia / MG