Doutor Responde
Login

Cirurgia Videolaparoscópica - Perguntas respondidas

Tenho endometriose É necessário fazer a videolaporoscopia?
  • Olá, bom dia. A cirurgia para endometriose depende de uma série de fatores. Desejo gestacional, dor pélvica crônica ou dor crônica às relações sexuais que não melhora com o tratamento clínico, lesões obstrutivas, etc. Desta forma, você precisa passar com um bom ginecologista (eventualmente com um cirurgião intestinal = coloproctologista se a lesão invadir o intestino) para avaliar seu caso e daí definir se há necessidade de cirurgia ou se faz o seguimento clínico. A pura presença de endometriose não necessariamente requer abordagem cirúrgica e, por isso, há necessidade de esclarecer suas dúvidas com uma boa consulta médica. Leve seus exames, principalmente um bom ultrassom transvaginal com preparo intestinal para avaliação. Boa sorte.

    3
    Dr. Rogerio Serafim Parra
    Dr. Rogerio Serafim Parra
    Coloproctologia
    Ribeirão Preto / SP
    Solicitar agenda
Tenho uma hérnia inguinal direita (recidivada) e fui instruído a procurar um especialista em videolaparoscopia para analisar e tentar fazer a cirurgia, seria possível realizar esta cirurgia em Santos/SP?
  • Se pode ser feita em Santos, acredito que sim. Quanto ao método, é o ideal para hérnias inguinais recidivadas caso a sua primeira cirurgia tenha sido por método aberto convencional. A abordagem por videocirurgia permite a colocação da tela em plano anatômico diferente do colocado na primeira cirurgia, o que facilita a execução do procedimento, com excelente recuperação pós-operatória.

    0
    • Dr. Vinícius Pena Coutinho
    1
    Dr. Fernando Henrique Rabelo Abreu dos Santos
    Dr. Fernando Henrique Rabelo Abreu dos Santos
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Cirurgia Geral
    Vila Velha / ES
    Solicitar agenda
É indicada a cirurgia por vídeo a um paciente com 88 anos com diagnóstico de colelitíase. Na imagem de ultrassom de abdome total observam-se imagens ecogênicas móveis medindo entre 0,3 cm e 0,5 cm.
  • Na indicação cirúrgica leva-se em conta a presença de cálculos, o tamanho dos cálculos (cálculos pequenos como neste caso, é mais indicado a cirurgia), sintomas relacionados a presença dos cálculos, entre outros.
    A cirurgia videolaparoscópica apresenta várias vantagens em relação à cirurgia aberta.
    O médico cirurgião poderá informar a indicação cirúrgica e o melhor método.

    0
    • Dr. Guilherme Rocha Ribas
    1
    Dr. Diego Carvalho Gomes Moraes
    Dr. Diego Carvalho Gomes Moraes
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Cirurgia Geral
    Patos de Minas / MG
    Solicitar agenda
  • A idade é mais uma contraindicação à realização de qualquer procedimento cirúrgico. A avaliação do cirurgião, juntamente com o risco cirúrgico do paciente que irão determinar se o paciente deve ou não realizar o procedimento.

    0
    Dr. Guilherme Rocha Ribas
    Dr. Guilherme Rocha Ribas
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Cirurgia Videolaparoscópica
    Rio de Janeiro / RJ
    Marcar consulta
Tenho ovário micropolicísticos nos dois ovários. Já fiz vários tratamentos e nada deu resultado. Quero fazer a laparoscopia, depois dessa cirurgia, posso engravidar? Com quanto tempo?
  • A laparoscopia em ginecologia é mais comumente indicada para o diagnóstico ou tratamento de endometriose. Em uma situação que a infertilidade da senhora seja em decorrência desta causa e em caso de sucesso no tratamento a senhora teria condições de engravidar. Oriento procurar primeiro seu ginecologista especializado em reprodução humana para identificar quais as possíveis causas de sua infertilidade. E um urologista para avaliar seu companheiro.

    1
    Dr. Francisco Marques da Silva Burití
    Dr. Francisco Marques da Silva Burití
    Cirurgia Videolaparoscópica
    Urologia
    Campina Grande / PB
    Solicitar agenda
Boa tarde, fiz uma ultrassonografia do abdômen total e mostrou um cálculo na vesícula de 1,6 cm. O médico me orientou a fazer a videolaparoscopia para retirada. Gostaria de saber se é esse o procedimento mesmo.
  • Sim, está correto. Hoje a colecistectomia, que é a designação da cirurgia para retirada da vesícula e seus cálculos, é preferencialmente por videolaparoscopia.

    2
    Dr. Diogo Fontes Santos
    Dr. Diogo Fontes Santos
    Cirurgia Geral
    Coloproctologia
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.