Glicemia em jejum 102, hemoglobina glicada 5.4 com glicemia estimada 108 é pré-diabetes?

  • Boa tarde, a glicose em jejum acima de 99 mg/dL e abaixo de 126 mg/dL caracteriza, sim, o pré-diabetes. Mas esse resultado deve ser confirmado em uma nova avaliação laboratorial. Um único resultado, isoladamente, não faz o diagnóstico, visto que sua hemoglobina glicada está normal. Importante obedecer as orientações corretas de coleta (jejum de 8 a 14 horas de duração), assim como não fazer a coleta em condições transitórias que possam aumentar a glicose (uso de determinados medicamentos ou diante de doenças agudas). Um abraço.

    Drª. Flávia Beatriz Pieroni
    Endocrinologia e Metabologia
    Belo Horizonte / MG