BOM DIA! MEU NETO TEM 4 ANOS, AS FEZES SEMPRE LÍQUIDAS E DE COR ESCURA, ESTOU PREOCUPADA. FEITOS EXAMES E DEU INTOLERÂNCIA À LACTOSE.

  • Olá!
    A intolerância a lactose está relacionada com a quantidade de leite e derivados que as crianças ingerem (diferente da ALERGIA à proteína do leite de vaca). A lactase é a enzima que "quebra" a lactose. Quando ainda são lactentes, e mamam apenas leite, a quantidade de lactase é maior. Durante a introdução alimentar, há redução da lactase, diminuindo ainda mais ao percorrer da infância e idade adulta.
    Em alguns casos, quando a dieta é muito rica em leite e derivados, a lactase (essa enzima), não será suficiente.
    Surgirão então os sintomas como: distensão abdominal, flatulência, dor abdominal e diarreia, podendo variar de criança para criança. (Da mesma maneira ocorre com adultos).
    O correto é o acompanhamento com gastropediatra para orientações e, se for o caso, medicações.
    Se realmente for apenas intolerância à lactose, a diminuição desses produtos ajudará nos sintomas.
    Porém, nenhuma orientação substitui a avaliação de um profissional, para fazer os diagnósticos diferenciais.
    Abraço!

    Drª. Izabela Ribeiro
    Gastroenterologia Pediátrica
    Pediatria
    Juiz de Fora / MG