Perguntas sobre Gastroenterologia Pediátrica

Meu filho de 8 anos, desde o começo deste ano apresentando mal-estar, ocorrência de vômitos na sala de aula. Troquei de horário escolar, melhorou, mas ainda com menos frequência apresentou mal-estar. Agora no fim do ano, está voltando com as dores. - 10/12/2019

Nesta idade os vômitos geralmente estão associados a quadros de infecções virais e vem acompanhados de febre ou diarreia. Se estes episódios estão acontecendo sem evidência de infecção, é necessário avaliação com especialista para investigar gastrite, esofagite, pancreatite, etc.

- 01/01/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Mariana Di Paula Rodrigues
Gastroenterologia Pediátrica
5
0
1
Meu filho tem 6 anos, fez uma colonoscopia, resultado foi hiperplasia nodular linfoide. É grave? - 10/12/2019

Pode ser secundária à infecção (vírus ou bactérias), doença inflamatória intestinal, parasitoses, alergias alimentares, etc. Algumas destas causas não são graves e tem muitas chances de cura. Para saber a causa, é fundamental saber quais os sintomas apresentados pelo paciente, além de exames laboratoriais e exame físico.

- 01/01/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Mariana Di Paula Rodrigues
Gastroenterologia Pediátrica
5
0
1
Olá, tenho um bebe de 1 mês e 4 dias, ele mama no peito e fórmula, tem muita dificuldade em fazer coco, fica super incomodado, faz muita força a ponto de ficar roxo e chorar. Já troquei três vezes a fórmula, mas não melhora. O que devo fazer? - 05/12/2019

Pode ser um quadro de disquesia, comum nesta idade, e geralmente ocorre porque o bebê faz o esforço abdominal para evacuar porém não relaxa o assoalho pélvico (consequentemente não relaxa a musculatura da região anal). Após uns 10 a 20 minutos de esforço intenso, a criança evacua fezes pastosas e se acalma. É um distúrbio funcional que resolve espontaneamente até os 9 meses. É fundamental a avaliação do especialista para afastar qualquer anormalidade na região perianal ou doença orgânica.

- 01/01/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Mariana Di Paula Rodrigues
Gastroenterologia Pediátrica
5
0
1
Olá, boa tarde. O meu filho tem 3 anos, ele vem sofrendo quase um ano com ressecamento. Já demos muitos remédios e não resolve, ele segura às fezes muito. Depois ele passa muito apuro, aí quando ele está assim tem que colocar supositório minilax. - 02/12/2019

A constipação pode ser funcional ou secundária a alguma doença de base. A constipação funcional é a causa mais comum, está relacionada a uma dieta pobre em fibras e água e muitas vezes a uma postura retentiva (criança tem vontade de evacuar mas evita pelo medo de sentir dor). A constipação pode ser secundária a alguma doença (por exemplo: hipotireoidismo, malformação anorretal, alergia alimentar, doença celíaca, anormalidades da medula espinhal, etc). É fundamental o acompanhamento com especialista para o diagnóstico e tratamento adequados pois, além do sofrimento da criança, o atraso no tratamento pode causar sequelas no intestino como megacólon.

- 01/01/2020
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Mariana Di Paula Rodrigues
Gastroenterologia Pediátrica
5
0
1
Meu filho ficou ressecado há mais ou menos 1 mês, sangrava ao fazer cocô. Desde então, ele grita de dor na bundinha, chega a suar, corre a casa toda gritando de dor, o cocô está pastoso, mas ele chora de dor e segura com medo de fazer. O que eu faço? - 19/11/2019

Se ele ainda chora, pode ser pelo trauma e medo de evacuar, mas também pode ser que ele continue constipado, com fezes muito calibrosas que não estão sendo totalmente eliminadas. A presença de fezes pastosas pode ser o escape fecal (soiling) onde existe a perda involuntária de apenas uma parcela do conteúdo fecal, ficando a maior parte das fezes ainda retida no intestino. Nestes casos, o recomendado é uma avaliação com o especialista.

- 01/01/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Mariana Di Paula Rodrigues
Gastroenterologia Pediátrica
5
0
1
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - Última

Tem alguma dúvida sobre Gastroenterologia Pediátrica?

Pergunte diretamente a um especialista

Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização