Boa tarde! Minha mãe de 80 anos é diabética, hipertensa, tem angina. Há dias está tendo muitas dores nos pés, gela por dentro e depois esquenta dando fisgadas, uma dor que ela chega a chorar, não dorme direito. Em que o doutor pode me ajudar?

  • Sua mãe é uma idosa com múltiplas doenças associadas (comorbidades): hipertensão arterial, angina pectoris, diabetes mellitus.

    Os sintomas que você descreve (dores nos pés e alterações de temperatura) sugerem o diagnóstico de NEUROPATIA PERIFÉRICA DO DIABÉTICO. Este é um problema mais frequente em pacientes com diabetes mal controlado - o que pode exigir um controle mais rigoroso da dieta, ajuste das medicações (com ou sem insulina) e controle estrito dos níveis de açúcar no sangue - além de medicação para reduzir a dor e inflamação nos nervos (neuropatia).

    Além disso, é possível que sejam necessários exames complementares (exames de sangue, urina, doppler de membros inferiores, ecocardiograma etc).

    Sugiro consultar um Geriatra experiente, ou um Neurologista.

    Dr. Claudio Pericles Cruz
    Geriatria
    Medicina de Família e Comunidade
    Jaraguá do Sul / SC