Boa tarde! Minha mãe tem arritmia cardíaca e se encontra com muita falta de ar, sem conseguir dormir! Ela toma o medicamento xarelto e caverdilol! Devo levá-la a um hospital?

  • Arritmia pré-existente mais falta de ar principalmente à noite e/ou ao deitar costumam ser indicativos de Insuficiência Cardíaca descompensada. É importante levar o paciente a um hospital, Posto de Saúde, Cardiologista ou Geriatra, para realização de exames complementares e provável ajuste das medicações. É possível que o clínico solicite exames como Monitoração Holter 24h e Ecocardiograma, além de exames laboratoriais e outros métodos complementares. Nestes casos, sugere-se atendimento com brevidade, pois tais problemas cardíacos podem deteriorar rápida e gravemente.

    Dr. Claudio Pericles Cruz
    Geriatria
    Medicina de Família e Comunidade
    Jaraguá do Sul / SC