Meu pai tem 85 anos e vem apresentando confusão mental e alteração de humor, que vai da apatia à agressividade. Seria um caso para geriatria ou para psiquiatria?

  • Nesta idade é muito comum o aparecimento de perda de memória e/ou confusão mental, percebida por familiares no decorrer dos meses. O importante é afastar causas agudas tratáveis (infecção, desidratação, depressão, hipotireoidismo, entre outras).

    O geriatra seria a especialidade adequada para avaliar esses pacientes e orientar seus familiares.

    Dr. Espedito Rocha de Carvalho Junior
    Geriatria
    Tratamento Da Dor
    Rio de Janeiro / RJ
  • Esse é um caso para um neurologista clínico.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • A geriatria tem um olhar amplo e pode ajudar nessa investigação.
    Confusão mental pode ter causas diversas de psiquiatria.
    Tem-se que pensar por exemplo em infecções ou mesmo traumas em cabeça por quedas ou alguma deficiência hidroeletrolítica entre outras causas.
    É importante investigar.

    Drª. Myrian Scapin Morelli
    Geriatria
    Geriatria E Gerontologia
    Rio de Janeiro / RJ