Minha mãe teve uma doença degenerativa e do começo ao final da mesma, que foi de 1 ano, 2 meses e 01 dia, ficou sofrendo e faleceu. Pode ser hereditário? Qual médico devo procurar? Tenho 52 anos.

  • É preciso saber que doença foi essa. No entanto, posso adiantar que a maioria das doenças neurodegenerativas embora tenham um componente genético quase nunca são hereditárias. Isso é: embora haja maior risco por ter tido um familiar com a doença, não necessariamente você herdou essa doença. De qualquer forma, você deve fazer um acompanhamento médico geral ou um checkup de rotina. Há muitas outras doenças mais comuns que podem ser evitadas ou tratadas se diagnosticadas cedo.

    Drª. Luciana Pricoli Vilela
    Clínica Médica
    Geriatria